segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Pão de Milho e Aveia com Sementes de Abóbora
Mais um pãozinho verdadeiramente outonal. Foi feito num dia de fim-de-semana com muita chuva, em que a simples ideia de ir à padaria do lado comprar pão era ameaçadora!... Comer uma fatia deste pão, barrada com doce de pêssego enquanto se ouve a cadência constante provocada pela chuva a bater na janela foi o suficiente para encher a alma e o corpo de boas sensações!... Além de que, ao contrário do pão que se vai comprar à padaria, o cheirinho que fica em casa quando se coze pão é inigualável e perdura por umas horas!...
Ingredientes
1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 gr)
1 colher de sopa de sal fino
700 ml de água morna
600 gr de farinha de trigo
120 gr de farinha de milho
100 gr de farelo de trigo
100 gr de flocos de aveia
80 gr de sementes de abóbora
Preparação
Num recipiente de plástico com tampa colocar o fermento, o sal e a água morna. Bater com varas de arame. Incorporar as farinhas e as sementes, mexendo com uma colher de pau, do centro para fora, apenas até ligar os ingredientes. Fica uma massa de consistência bastante pegajosa. Tapar o recipiente e deixar levedar por 2 horas. Está pronta a utilizar ou a ser guardada no frigorífico. Moldar os pães, a gosto, amassando-os muito pouco, para não libertarem as bolhas de ar que se tiverem formado no interior. Pré-aquecer o forno a 200ºC por 10 minutos e colocar no fundo do forno um tabuleiro de inox. Colocar os pães numa superfície enfarinhada, polvilhar com farinha e dar uns golpes no pão com uma faca afiada. Levar ao forno. Imediatamente a seguir, deitar sobre o recipiente previamente aquecido uma chávena de chá de água. O vapor criado ajudará a criar uma côdea estaladiça. Cozer no 190ºC por 40 minutos.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
QUE PÃO MARAVILHOSO , ATÉ DEU VONTADE DE COMER UMA FATIA COM MANTEIGA.
BJS
Digamos que também é bom começar a semana com este belo pão. De sabor mas também visualmente! O resto...imaginamos! Belas fotos, como sempre! Beijinho
Ficou tão bonito! Tenho de me dedicar ao pão caseiro outra vez e esta é uma óptima sugestão. Adorei a receita anterior do béchamel com laranja, vou experimentar em breve!
Bjs
Teresa (Lume Brando)
Como sabes, eu sou adepta do pão caseiro: pelo sabor, pelo prazer e pelo cheiro com que perfuma a casa. :)
Gostei muito deste!
Beijinhos
Ficou mesmo muito bonito o teu pão!
Ficou fantástico, com um aspecto tentador :)
Deve ser tão bom!!
Eu adoro fazer pãozinho em casa, e esta tua receita será para experimentar com certeza,
gostei muito
beijinhos
esse tem um aspecto mesmo crocante...
trrrrechxe!
Olá Babette,
adorei este teu pão. Está com um aspecto estaladiço e apetitoso.
Um beijinho
Este teu pão tem tudo para eu gostar... já estou a imaginá-lo quentinho, acabadinho de fazer, barrado com manteiga. Uma maravilha.
bjs
Muito bom! Gostei deste pão! Simples e com um tempo de levedura reduzido...o que é bom para ansiosas, como eu! Uma maravilha...no Outono, no fim-de-semana....acho que a qualquer hora! Um beijinho :)
Fiquei cheia de vontade de experimentar este pão. Ultimamente tenho andado muito preguiçosa para fazer pão. Tenho usado as farinhas preparadas e a máquina de pão. Uma vergonha!
Tenho uma manteiguinha mesmo á espera de uma fatia...
bjinhos,
Rita
http://bembons.blogspot.com
Esse pão ficou fantástico :)
Beijinhos*
hum mas qu crosta tao estalidiça
ficou perfeito este pao
e tens toda a razao o pao feito em casa e uma maravilha:-)
beijinhos
Enviar um comentário