A receita de Caldo Verde que faço (e que se faz também na casa dos meus pais) é a do Mestre Silva!... Receita, por isso, bem tradicional... A luz da fotografia não ficou muito bem, mas até dá um ar "retro" à receita, qual fotografia de cor alterada de uma qualquer teleculinária dos anos 80!...
Ingredientes
1,2 Kg de batata
3 cebolas médias
3 litros de água
1 chouriço de carne e colorau
450 gr de couve para caldo verde, cegada finamente
sal e azeite q.b.
Preparação
Numa panela grande, colocar a água e levar ao lume até ferver. Juntar a batata e a cebola, partidas em cubos pequenos e o chouriço partido ao meio. Temperar com um fio de azeite e sal. Quando levantar de novo fervura, cozer por 40 minutos, em lume brando. Numa outra panela, cozer a couve do caldo verde em água com um pouco de sal por 30 minutos. Escorrer bem. Quando a base da sopa estiver pronta, retirar o chouriço e triturar a base com a varinha. Juntar então a couve, o chouriço às rodelas, e rectificar os temperos.
Bom Apetite!
15 comentários:
Tão bom um caldinho verde!!!!!!!
Beijocas :)
Olá Babette,
Como grande apreciadora de caldo verde, não podia deixar de vir espreitar esta receita do grande mestre Silva e aqui tão bem reproduzida!
beijinho.
Por acaso caldo verde, é uma das poucas sopas que aprendi a gostar e que não tendo a rejeitar quando existe numa refeição. Tendo no entanto a associa-la mais a um dia frio de inverno, talvez por me saber bem quando a vejo a fumegar. Outra peculiaridade que associo ao caldo verde é a de não gostar de sentir a couve muito cozida quase a desfazer-se.
De qualquer forma por aqui não encontro este tipo de couve à venda pelo que tenho que guardar o apetite que a tua foto e receita me despertou para quando estiver em Portugal.
A tua receita atendendo às quantidades dos ingredientes apresentados despertou-me uma dúvida. Tais quantidades equivalem a sopa em média para quantas pessoas?
Muitos beijinhos
Drica:
As quantidades são para uma panela grande de sopa!... Éramos 8 adultos e ainda sobrou bastante! (como gostamos muito de caldo verde fazemos sempre a mais...de propósito para sobrar para os dias seguintes).
beijo
Babette
adoro caldo verde e tambem faço assim como tu.
bjs
Adoro caldo verde e já há muito que não como. Beijinhos
Eu amo caldo verde e não vejo a hora de chegar o inverno e me acabar em caldos assim.
Bjs
Adoro caldo verde... tem bom aspectoo :)
beijo
Que delícia! Adoro caldo verde, são sempre tentadores e aquecem por dentro!
Ficou lindo este seu, parabéns!
Bjinhos
Simplesmente adoramos caldo verde!
Que bom aspecto!
O Mestre Silva merece sempre um aplauso,já que ajudou a minha geração com a famosa Tele- Culinária, receitas bem explicadinhas e com muita "cultura gastronómica" para a época, bem acessível e de fácil execução, na maioria das vezes.
Só faltou mesmo na fotografia aparecer uma fatia do belo chouriço de carne com que o caldo verde foi servido!
Beijinho
Um caldo verde bem apetitoso, falta só a rodelinha de chouriço ;)
E gosto de caldo verde, ainda gosto mais desde que vim para o norte...po aqui é mesmo bom!
Bjinhos
Sandra
Babette, adoro caldo verde. Acho muito rico e de um paladar maravilhoso! Faz tempo que não faço, me deu uma boa idéia.
Beijo,
Dani
Pela forma gulosa como está escrito este post, aposto que a Babette gosta muito de caldo verde!...
Quanto à foto, eu acho que está bela (como as outras que a Babette nos tem deliciado).
Parabéns
Enviar um comentário