segunda-feira, 8 de junho de 2015

Filetes de Peixe Espada com Crosta de Amêndoa



Os jantares dias de semana podem ser feitos em pouco tempo e também terem mimos que os tornem especiais. São sempre especiais, não digo que não. São sempre momentos irrepetíveis, que a pressa dos dias nem sempre deixa saborear como deveria ser. Mas façamos um esforço. Estamos juntos, o dia de trabalho passado, a nossa casa como um castelo de muros altos que nos mantém seguros e protegidos do que não nos faz bem. E assim, tudo é redentor. Bom. De celebrar, mesmo que seja uma quarta ou quinta-feira ;) Uma forma de tornar ainda melhor um qualquer jantar de semana será, aos habituais filetes de peixe, acrescentar um pouco de amêndoa moída. O sabor fica especial e a textura mais crocante. Uma delícia!

Ingredientes

4 filetes de peixe espada generosos
sal, alho e sumo de limão, leite q.b.
farinha
2 ovos
2 colheres de sopa de pão ralado
4 colheres de sopa de amêndoa moída
azeite

Preparação

Uma hora antes, temperar o peixe com sal, alho fresco cortado às rodelas finas, um pouco de sumo de limão e cobrir com leite. Pré-aquecer o forno a 190ºC e colocar um fio de azeite na assadeira onde se vão colocar os filetes. Escorrer bem o peixe e retirar o alho. Passar os filetes por farinha, depois pelos ovos e finalmente pela mistura de amêndoa moída e pão ralado. Colocar na assadeira e, por cima, mais um fio ligeiro de azeite. Levar ao forno, por 15 minutos, virando a meio do tempo para que dourem por igual. Servir com arroz de favas e enfeitar com rodelas de limão.

Bom Apetite!



6 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que filetes com tão bom aspeto, essa crosta deve estar cheia de sabor.


O Cantinho dos Gulosos

cozinha100segredos disse...

Já vi várias receitas de peixe panado com amêndoas e nunca fiz nem conheço o sabor. Tenho bastante curiosidade pois pelo aspeto deve ser maravilhoso!

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Que douradinhos estão os seus filetes. É assim que eu gosto. Nunca experimentei pana-los com amêndoa, mas deve ser uma delícia. A experimentar e no forno, tal como cá em casa gostamos.
Devíamos fazer de cada refeição, em família, uma festa. Por mais simples que seja a comida, o estarmos juntos e partilhar o "pão de cada dia" e a companhia dos que nos são tão queridos, justifica o clima de festa.
Continuação de boa semana.
Bjs
Ana

Babette a festa de disse...

Cantinho e Cozinha sem Segredos
É uma desceu receita deliciosa. Já a conheço há uns anos anos e adoro!

Ana
Essa consciência é fundamental, porque somos mesmo felizes nas pequenas coisas.
Um beijo

Mar disse...

Os detalhes que tanto salvam os dias como os tornam "só" melhores. Não é preciso alargar-me muito nesta matéria. Até porque nestas como em outras coisas, bom é mesmo viver/fazer/sentir. Além do mais, sabes como cada dia me é tanto. Mesmo os que cansam muito, como estes últimos.
Um dos pratos míticos da avó do Vasco é filetes de pescada. Uma coisa muito simples, que bem feita, permanece. A ver se faço um dia destes. Com a certeza de que não serão nunca como os dela. Faz parte. Esse património, por mais que seja partilhado, nunca é igual. Os temperos das pessoas são irrepetíveis.

Um beijo. Bom descanso.

Mar

Babette a festa de disse...

As coisas que nos fazem bem. Acho lindo que as receitas passem de mão em mão, de geração em geração, muito em particular. Ganham nova vida vida e fazem viver quem nas nas passou.
Um beijo
Babette