segunda-feira, 8 de junho de 2015

Filetes de Peixe Espada com Crosta de Amêndoa



Os jantares dias de semana podem ser feitos em pouco tempo e também terem mimos que os tornem especiais. São sempre especiais, não digo que não. São sempre momentos irrepetíveis, que a pressa dos dias nem sempre deixa saborear como deveria ser. Mas façamos um esforço. Estamos juntos, o dia de trabalho passado, a nossa casa como um castelo de muros altos que nos mantém seguros e protegidos do que não nos faz bem. E assim, tudo é redentor. Bom. De celebrar, mesmo que seja uma quarta ou quinta-feira ;) Uma forma de tornar ainda melhor um qualquer jantar de semana será, aos habituais filetes de peixe, acrescentar um pouco de amêndoa moída. O sabor fica especial e a textura mais crocante. Uma delícia!

Ingredientes

4 filetes de peixe espada generosos
sal, alho e sumo de limão, leite q.b.
farinha
2 ovos
2 colheres de sopa de pão ralado
4 colheres de sopa de amêndoa moída
azeite

Preparação

Uma hora antes, temperar o peixe com sal, alho fresco cortado às rodelas finas, um pouco de sumo de limão e cobrir com leite. Pré-aquecer o forno a 190ºC e colocar um fio de azeite na assadeira onde se vão colocar os filetes. Escorrer bem o peixe e retirar o alho. Passar os filetes por farinha, depois pelos ovos e finalmente pela mistura de amêndoa moída e pão ralado. Colocar na assadeira e, por cima, mais um fio ligeiro de azeite. Levar ao forno, por 15 minutos, virando a meio do tempo para que dourem por igual. Servir com arroz de favas e enfeitar com rodelas de limão.

Bom Apetite!



6 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que filetes com tão bom aspeto, essa crosta deve estar cheia de sabor.


O Cantinho dos Gulosos

cozinha100segredos disse...

Já vi várias receitas de peixe panado com amêndoas e nunca fiz nem conheço o sabor. Tenho bastante curiosidade pois pelo aspeto deve ser maravilhoso!

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Que douradinhos estão os seus filetes. É assim que eu gosto. Nunca experimentei pana-los com amêndoa, mas deve ser uma delícia. A experimentar e no forno, tal como cá em casa gostamos.
Devíamos fazer de cada refeição, em família, uma festa. Por mais simples que seja a comida, o estarmos juntos e partilhar o "pão de cada dia" e a companhia dos que nos são tão queridos, justifica o clima de festa.
Continuação de boa semana.
Bjs
Ana

Unknown disse...

Cantinho e Cozinha sem Segredos
É uma desceu receita deliciosa. Já a conheço há uns anos anos e adoro!

Ana
Essa consciência é fundamental, porque somos mesmo felizes nas pequenas coisas.
Um beijo

Mar disse...

Os detalhes que tanto salvam os dias como os tornam "só" melhores. Não é preciso alargar-me muito nesta matéria. Até porque nestas como em outras coisas, bom é mesmo viver/fazer/sentir. Além do mais, sabes como cada dia me é tanto. Mesmo os que cansam muito, como estes últimos.
Um dos pratos míticos da avó do Vasco é filetes de pescada. Uma coisa muito simples, que bem feita, permanece. A ver se faço um dia destes. Com a certeza de que não serão nunca como os dela. Faz parte. Esse património, por mais que seja partilhado, nunca é igual. Os temperos das pessoas são irrepetíveis.

Um beijo. Bom descanso.

Mar

Unknown disse...

As coisas que nos fazem bem. Acho lindo que as receitas passem de mão em mão, de geração em geração, muito em particular. Ganham nova vida vida e fazem viver quem nas nas passou.
Um beijo
Babette