sexta-feira, 19 de junho de 2015

Panquecas de Banana com Mirtilos




Os pequenos-almoços com panquecas continuam... Não há melhor início de dia. Enquanto a casa dorme, aquela meia dúzia de ingredientes que em silêncio brilham juntos. Os cheiros do café a fazer, das panquecas ao lume, do sumo de laranja acabado de espremer. Desta vez (e doutras que já se seguiram ;)), as panquecas levaram um punhado de mirtilos. E que boas que ficaram. As novas preferidas do Diogo ;)

Ingredientes

1 ovo
1 chávena de chá de leite
1 pitada de sal
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de farelo ou de farinha de aveia
1 colher de sopa de farinha maizena
2 bananas maduras
1 chávena de chá de mirtilos

Preparação

Numa taça, bater o leite com o ovo, usando um garfo. Juntar uma pitada de sal, as farinhas e  mexer bem. Esmagar as duas bananas muito bem e juntar ao preparado anterior. Adicionar os mirtilos e envolver. Levar uma frigideira ao lume com um pouquinho de manteiga (eu faço com duas frigideiras em simultâneo: gosto do ritual, mas se o processo puder ser mais rápido tanto melhor ;)...) e, quando estiver bem quente, colocar uma concha de massa. Ao fim de uns 2 minutos ou quando começarem a aparecer bolinhas virar do outro lado por mais uns 2 minutinhos. Repetir o processo até que a massa termine. Servir simples ,ou com queijo creme e morangos ou ainda com.... manteiga de amendoim ;)

Bom Apetite!




7 comentários:

cozinha100segredos disse...

Começar o dia assim, ficamos logo bem dispostos!

Ana disse...

Bom dia, Babette.
dois dias sem vir ao meu lugar habitual e que agradáveis surpresas encontro. Uma massada de aproveitamento de robalo - e como eu gosto destas sugestões, que a vida não está para desperdícios - e umas panquecas com um ótimo aspecto. Já experimentei as de banana, agora vou juntar-lhes mais este ingrediente, mirtilos, e, de certeza, que vão ser muito saborosas. bem haja por estas partilhas.
Um bom fim de semana.
Bjs
Ana

Clara Brito disse...

Adoro panquecas.
ficaram com um aspecto delicioso e saudável.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/quinze-dias-com-rachel-allen-e-uma.html

Babette a festa de disse...

Cozinha
Ora nem mais.

Ana
Esta versão é tão deliciosa que até simples ficam bem. Tenho tido a sorte de ter acesso a mirtilos de uma quinta em S. Pedro do Sul que são maravilhosos. Temo-nos desforrado!

Clarclaros a
Com menos culpa é ainda melhor ;)
Babette

Mar disse...

Os inícios de dia são mesmo "pessoais e intransmissíveis". Nem de propósito, coincidimos hoje na ideia dos pequenos-almoços. A minha disposição matinal e o meu ritmo interior não me permitem aventuras destas logo pela manhã, como sabes. Fazer bacon, por exemplo. Fico com náuseas só de pensar nisso. No resto do dia, o mais que puder de fazer comida.

Um beijo de bom fim-de-semana.

Mar



Babette disse...

"Pessoais e intransmissíveis", mas partilháveis ;) Os ritmos são diferentes e parece que há formas diversas de acordar o corpo. Será muito por aí, creio. Comigo a noite é que é mais problemática. Não tenho disposição nem o meu ritmo interior me permite grandes aventuras, culinárias e não só. Acho que adormeço algures no processo. Tenho muito sono ;)
Bom início de Verão!
Babette

Floco D'aveia disse...

Que delicia !! Estão lindas