quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Empadão de Pescada



A receita fez logo perceber que este seria um prato delicioso. Nada de muito sofisticado ou pretensioso. Apenas um prato reconfortante para um jantar de domingo à noite.

Ingredientes (Fonte: As Minhas Receitas)

6 batatas
2 ovos
4 medalhões de pescada
1 folha de louro
sal
3 colheres de sobremesa de maionese
1 cebola
azeite
noz-moscada
leite qb
manteiga qb
1 gema para pincelar (opcional)

Preparação

Cozer as batatas e os ovos em água e sal por 20 minutos. Escorrer, tirar a casca aos ovos, parti-los às rodelas e reservar. Cozer o peixe em água temperada com sal e uma folha de louro por 15 minutos. Escorrer e desfazer o peixe em lascas. Num tachinho, refogar uma cebola num pouco de azeite por uns minutos. Juntar o peixe e envolver bem. Adicionar de seguida a maionese e envolver. Rectificar o sal, se necessário, e juntar um pouco de noz-moscada. Passar a batata pelo passe-vite. No mesmo tacho onde se cozeu as batatas, deitar um pouco de manteiga, a batata e leite, a gosto, até obter a consistência pretendida para o puré. Rectificar de sal, se necessário, e colocar um pouco de noz-moscada. Num recipiente que possa ir ao forno, colocar uma camada de puré, depois o peixe, de seguida as rodelas de ovo e, por fim, outra camada de puré. Pincelar com gema de ovo (opcional - apenas para, dessa forma, obter uma crosta douradinha) e levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por 20 minutos. Servir com uma boa salada de alface.

Bom Apetite!



5 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

Que delicioso empadão!
beijinhos

Unknown disse...

Com este frio, esse empadão é óptimo para jantar!

Um beijinho

http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/02/almofadinhas-de-alheira.html

Tertúlia da Susy disse...

Que belo empadãozinho :)
Kiss, Susana

Babette disse...

Fica muito suave e ao mesmo tempo saboroso. Gostámos muito e vamos repetir!
Babette

Mar disse...

Duas palavras importantes: vou experimentar:)
Adoro empadões. Em pequena, lembro-me de toda a gente detestar. Eu adorava. Comida que não dá trabalho a comer. De forno. Vou fazer por estes dias. Darei notícia.

Um beijo.

Mar