quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pão de Nozes

 

A máquina de fazer pão continua atarefadíssima... Fazemos pão diariamente e por vezes mais do que um num dia! Basta haver convidados para almoçar ou para jantar, para que se programe a máquina e se obtenha um pão quente para receber quem vai chegando. Tira daqui e põe dali, as receitas vão sendo adaptadas aos desejos do dia. Nesse almoço, um pão de nozes e sementes de papoila. Bom, o pão que se tem feito por aqui!...

Ingredientes 

280 ml de água
2 colheres de chá de mel claro
450 gr de farinha trigo sem fermento T65
15 gr de farelo
1 colher de chá de leite em pó
1 e 1/2 colheres de chá de sal
25 gr de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de fermento de padeiro seco
50 gr de sementes de papoila
40 gr de nozes picadas

Preparação
Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).

À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento, a manteiga e o mel. Fazer um vulcão com a farinha e o farelo, o leite em pó e o sal e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Adicionar as sementes e as nozes e voltar a amassar, até que fique uma massa homogénea. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!



16 comentários:

CNS disse...

Tenho mesmo saudades de fazer pão. Tenho de retomar essa linha ;)

CNS disse...

E este pão de noz ainda me aumentou mais a vontade. :))

frango do campo disse...

e que bom que é ter pãozinho feito em casa :) só o cheirinho que deixa na casa hmmm beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que interior fantástico tem esse pão!

Unknown disse...

que belo pão.
beijinhos

Liliana (Addicted) disse...

Esse pão deve ser maravilhoso!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

A Delicodoce disse...

Deve ser ótimo e tem um textura linda.
Estou a imaginar quente e com manteiga. :)
Beijinho.

Inês Ginja disse...

É tão bom fazermos o nosso pão ao sabor da vontade. Perfeito com as nozes e papoila.
Um beijinho.

António Je. Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito satizfeito.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

Sabores Autenticos disse...

Adoro pão e nozes. Esse pão deve ter ficado divinal.
Bjs

Chef de Algibeira disse...

que pão maravilhoso... e com umas fatias de tomate ainda melhor.. :)
bjs

Vera Ferraz disse...

Hum... gosto tanto! O acordar de madrugada custa menos quando sei que é dia de ter pão quentinho à minha espera na cozinha. É um alento abrir a porta e sentir este cheirinho divinal!

Mar disse...

Sei de um certo marido que iria adorar esta variação com nozes. Decisão de último mês do ano: comprar uma máquina de fazer pão:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Olá Babette. Primeiro, gostaria de agradecer as palavras cheias de carinho quando do primeiro aniversário do foodwithameaning. Agora, já posso dizer-lhe que apesar de ter jantado há pouco o seu pão de nozes abriu novamente o apetite. Então com a compota de abóbora que fiz esta semana não compreendo casal mais perfeito.
Um beijinho para si e para os seus meninos.
Patrícia

Babette disse...

Pão com nozes é uma delícia... Sabores ricos que perduram...
Babette

Benjamin Jones disse...

H0t Profile Picture
LadyinSwimwear
MatureFemale
LadyinSwimwear
CollegeGoingGirl
IndianAunty
Indianface
ImageGallery
VideoGallery
VideoGallery