terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Arroz de Polvo com Perninhas em Molho Vinagrete




Ultimamente tenho tido vontade de comer comida reconfortante, tradicional. Comida de mãe. Apeteceu muito polvo. Com a receita da mãe, pois então. Em vez de acompanhar o arroz de polvo com os tradicionais filetes "do mesmo", uma opção diferente, um pouco mais ligeira mas igualmente saborosa: perninhas de polvo servidas com um molho vinagrete bem temperado. Soube muito bem e até já houve lugar a repetição. Porque às vezes apetece a comida de raíz. A que comemos desde que nos lembramos de existir... 

Ingredientes

1 polvo de 2 Kg congelado
1 folha de louro
1 cebola
1 dente de alho
azeite
1/2 pimento verde ou vermelho
2 a 3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de massa de pimentão
um gole de vinho branco
sal
salsa ou coentros

1 chávena almoçadeira de arroz
2,5 chávenas de água de cozer o polvo

1 cebolinha ou 1 chalota
azeite
vinagre
salsa
sal


Preparação

Deixar o polvo a descongelar. Arranjar depois o polvo, retirando os olhos e a "boca" e abrindo a cabeça para lavar o interior.Colocá-lo num tacho e cobrir com água fria, mas apenas o necessário. Colocar uma folha de louro e acender o lume. Assim que começar a ferver, baixar para lume brando e deixar cozer por 45 minutos. Deixar arrefecer na própria água. Depois de frio, partir em pedaços, com excepção da parte central das pernas, que se reservam. Guardar também a água de cozer o polvo. Num tachinho, refogar a cebola e o alho no azeite. Adicionar o pimento em cubinhos e mexer bem. Refrescar com um gole de vinho branco. Juntar de seguida a polpa de tomate e a massa de pimentão. Refogar mais uns minutos. Juntar então a água de cozer o polvo e os pedaços de polvo. Rectificar o sal, se necessário. Quando começar a ferver, colocar o arroz, baixando depois a temperatura para o mínimo. Coze em 14 minutos. Polvilhar com salsa ou coentros picados, envolver bem, e servir de imediato.
Acompanha com perninhas de polvo em molho vinagrete, feito da seguinte forma: Na taça onde se  irá servir o molho, colocar 1 cebolinha ou 1 chalota picada. Adicionar uma quantidade de salsa igual à de cebolinha e mexer. Numa taça à parte, deitar duas partes de azeite e uma de vinagre e emulsionar bem, com uma vara de arames. Temperar com sal e voltar a mexer. Deitar sobre a salsa e a cebola e envolver. Servir sobre as perninhas, que se servem quentes ou à temperatura ambiente, juntamente com o arroz de polvo.

Bom Apetite!


6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso de polvo, que maravilha de sugestão!

Anónimo disse...

Esse arroz têm um aspecto muito bom! Há muito que não como polvo, e tenho tanta saudade!

a disse...

Adoro!! Ficou tão apetitoso!!
Beijinho e Boas Festas.

Sabores Autenticos disse...

Adoro arroz de polvo.
Bjs

Babette disse...

Acho que é mesmo um dos meus pratos favoritos!
Babette

Mar disse...

O "nosso" arroz de polvo com polvo:) Fica tão bom, com esse molho vinagrete. Uma boa possibilidade ou variação, para esta altura. Contei-te que em casa da minha mãe há sempre polvo no Natal. Vou dizer-lhe que assim também podia ser. Saudades da comida feita pela minha mãe:)

Um beijo.

Mar