quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Doce de Abóbora



 
Não queremos que o Verão acabe, mas os primeiros sinais começam a aparecer. Uma abóbora na cozinha, por exemplo. E sopas, assados e gratinados vão lentamente incorporando as evidências. Mais um pouco e o destino inevitável: doce de abóbora. A pensar já nos requeijões de Seia. E em nozes. Afinal de contas, interiorizar que tem de vir o Outono e o frio. Que será certamente mais suave com uma colher de doce de abóbora...


Ingredientes

1 Kg de abóbora, peso já descascada e limpa de sementes, partida em cubos de 2 cms
750 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de laranja

Preparação

Levar a abóbora envolvida no açúcar ao lume, num tacho largo. Juntar o pau de canela e a casca de uma laranja. Deixar ferver até obter um ponto estrada  (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 45 minutos. Retirar do lume. Com uma colher de pau, esmagar grosseiramente a abóbora, que já está cozida, ou passar com a varinha mágica, se não se pretender sentir a textura da abóbora. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.

Bom Apetite! 


13 comentários:

Ondina Maria disse...

Sem dúvida uma excelente ideia para ajudar a entrar no modo de outono. Se bem que adoro o Outono e por mim ele instalar-se-ia durante todo o ano :D

Sandra Barradas disse...

eu também ando numa de compotas e tão feliz por ter voltado a cozinha!!

Tila Duarte disse...

Este ano dediquei-me aos doces. Ainda não fiz o de abóbora, mas já lá tenho uma (do quintal do meu pai) reservada. Fiquei com água na boca só de ve o teu.
Bjkas

Liliana (Addicted) disse...

è dos meus doces preferido, então acompanhado de requeijão e nozes...a minha perdição


beijinhos

cookaddiction.blogspot.pt

Tuquinha disse...

Cara Babette...

eu nunca consegui fazer ponto de estrada nas minhas compotas e para as mesmas quantidades em 45 m. Sempre e sempre entre 1 Hora e um quarto a 1 hora e trinta dependendo da fruta que utilizo....será que tem a ver com o fogão? com a fruta? é que já vi em vários blogues esses mesmos 45 m mencionados em várias compotas e eu estou a ficar baralhada comigo mesma....hehehe
Beijinhos
Tuquinha

Inês Ginja disse...

O doce de abóbora faz-me lembrar o Outono ou o Natal, quando faço e ofereço a amigos.
Gosto tanto com requeijão.
Doce e suave entrada no Outono.

São Ribeiro disse...

É DOS DOCES QUE MAIS GOSTO. ESSE PARECE-ME PERFEITO.
BJ

Carminha Lyra Andrade disse...

Adorei a idéia....
Que delicia que deve ser...
Vc ja curte nossa página no Facebook? :) Vai la...
https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

Katia Bonfadini disse...

Bbette, que saudades! Adoro doce de abóbora!!!!! Com coco também fica delicioso! Sou apaixonada por doces de frutas!!!! Já os chocolates não me conquistam tanto... Adorei a receita! Um grande beijo!

Ilídia disse...

Por aqui, o sentimento é semelhante. Os dias estão mais curtos e os vestidos de verão estão a descansar :) Hoje usei a primeira abóbora da minha horta. Estou tão orgulhosa :) Fiz um creme de abóbora e alho francês com um toque de lima. Outro destino será doce. O cheiro que fica na cozinha quando fazemos doce de abóbora é delicioso. Amanhã talvez haja também abóboras no meu blogue :)
Um beijo,
Ilídia

P.S.: Um beijo para os teus meninos. Espero que estejam a gostar da escola dos crescidos :)

Mar disse...

Uma autêntica formiguinha, a minha amiga:) A preparar-se para os dias frios. Quando era pequena, dizia que não gostava de doce de abóbora. Havia só um "pequeno" detalhe: nunca tinha provado. Ainda assim, dizia logo que não gostava. Até que um dia aconteceu doce de abóbora. E com isso, aconteceu ter gostado. Ainda bem, que não sabia o que andava a perder:)

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Tuquinha, Uso tachos largos e lume espevitado, mas depende tambem da quail dads da fruta. Aboboras muito maduras ou succulentas podem pedir mais tempo ao lume.

Mar, tenho esse espirito de formiguinha, eu sei. Gosto de ver uma despensa abastecida! E imaginar o inverno dentro de casa...

Ilidia, os meus meninos andam muito felizes. Crescidos que so visto!

Obrigada a todos os outros commentarios. Somos todas umas gulosas...

Babette

Chef de Algibeira disse...

Hummmm..... este doce com uma fatia de requeijão fica a matar.. :) tenho que fazer..
Um beijinho
Mafalda