quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Creme de Feijão Verde


Mal acredito que já estamos aqui. Ainda ontem nasceram, parece-me. E hoje têm o primeiro dia de aulas. 6 anos voaram. E hoje vou levá-los ao primeiro dia de aulas no colégio onde também eu iniciei o meu percurso. Lembro-me tão bem desse meu primeiro dia. A Joana Maria, colega de carteira que eu acabara de conhecer. A bata que podia ser azul ou vermelha, com quadradinhos brancos muito pequeninos e com um laço grande atrás das costas. Tenho presente como se fosse hoje a imagem dos meus pais dentro da sala. Os meus e os outros pais, claro. Que importância devia ter esse dia, pensei. Os pais a tirarem-nos fotografias. O retrato que dura até hoje de uns tótós e de um sorriso desdentado. Tão empolgada que eu estava. Sempre gostei dos primeiros dias de aulas. E hoje lá vou eu com os meus filhos. Ao mesmo sítio. Levá-los a uma professora que sempre existiu enquanto eu por lá andava. Conforta-me, isso. Hoje lá vou eu tirar a fotografia da praxe. Daqui a uns anos um recordará que não tinha dois dentes. O outro estará de sorriso inteiro. Que sejam felizes, atentos, responsáveis. Que respeitem a professora, os outros, o ensino. Que, como eu, encarem como fascinante o acto de aprender. Ler e escrever dá-nos asas. Somos invencíveis a partir daí. Podemos sonhar por nós...

A sopa que ontem comeram para lhes dar energia para este início foi um creme de feijão verde. Com os produtos do meu cabaz biológico. Saboroso. Para ajudar a crescer... 

Ingredientes

1 cebola
1 cenoura
2 batatas
1/2 couve coração
1 punhado de feijão verde
caldo de legumes, azeite, sal

Preparação

Numa panela alta, refogar a cebola e a cenoura por uns minutos, num fio de azeite. Adicionar os restantes legumes, partidos em pedaços pequenos, e deixar refogar mais um pouco. Cobrir com caldo de legumes e deixar cozinhar em lume brando por uns 40 a 45 minutos. Passar bem na varinha mágica, até obter um creme de textura aveludada. Rectificar o sal, se necessário.

Bom Apetite!


10 comentários:

Anónimo disse...

Que este primeiro dia lhes fique gravado na memória, como ficou o teu.
O primeiro dia de um processo de aprendizagem e formação, de uma busca constante pelo conhecimento formal.
Que as mentes insatisfeitas dos teus filhos procurem sempre querer saber mais, e melhor.
O primeiro dia de criar os alicerces, do que se poderão tornar no futuro.
Começa gradualmente a crescer a responsabilidade pelos seus actos dentro deles.
Algo é certo, estão rodeados de óptimos exemplos a seguir, na figura dos pais, avós, tios...

Beijinhos para ti, e uns especiais hoje para os teus gémeos.

P.S.: Hoje cá também é o primeiro dia de escola, terá sido algo institucionalizado e acordado a nível europeu?

Vera Ferraz disse...

É sem dúvida um mometo importante e muito marcante! Para eles e para nós, pois é a confirmação de que o tempo passa mais depressa do que nós conseguimos assimilar. Consigo imaginar-me para o ano na mesmissima situação! Uma nova fase começa!
Beijinhos.

De cozinha em cozinha disse...

Também eu recordo com alegria o meu primeiro dia de aulas e o inicio dos anos lectivos que lhes seguiram. Uma ansiedade tão boa, tanta alegria. Que os gémeos partilhem do mesmo sentimento da mãe. A escola anda por estes dias muito maltratada, mas é um marco para a nossa vida.
Beijinhos

Unknown disse...

Não tenho filhos mas a minha sobrinha mais nova também inicia hoje a escola. Lembro-me bem do primeiro dia de cada um deles. A alegria, o nervosismo. Um dia muito especial. Boa sorte aos gemeos. Bjs

argas disse...

O tempo voa! Que tenham um bom dia! O creme está delicioso!

Graça Pereira disse...

O primeiro dia de aulas...nunca se esquece, mesmo que passe quase um século! Uns choram,outros riem de nervoso e, finalmente outros (como eu) entram definitivamente no clube dos tagarelas!
Os nossos R. e D. são muito interessados, atentos e depressa irão revelar as suas "quedas" nos estudos. De facto o tempo passa muito depressa e não nos deixa saborear convenientemente as coisas boas da vida!
Beijocas para os meus meninos sob protecção (hoje) da Mão do Céu.
Tia- avó
Migá

Carminha Lyra Andrade disse...

O tempo realmente passa que nem percebemos né?
Nossa senhora....

Adorei o creme... Que delicia que deve ser

Ja curte nossa pagina no facebook?
Espero vc
Bjinhos
https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

Bombom disse...

O 1º dia de Escola é sempre um marco importante, tanto para as crianças como para os pais. Até eu que era professora senti um aperto no coração nesse 1º dia! Que eles tenham muito sucesso nesta nova etapa das suas vidas.
A sopinha é deliciosa e nutritiva, como eles precisam.
Bj. Bombom

Mar disse...

A torcer para que tudo corresse bem,eu. Também nesse contexto, mas a dar (muitas) aulas seguidas.
A escola, a seguir à família, é estruturante. Pela autonomia que vai sendo conquistada, passo a passo. Inteiros, os sorrisos dos teus meninos. Inteira, a vossa felicidade misturada com expectativa. Vai correr bem, vais ver. E quando as coisas forem ao contrário do antecipado, há-de haver tudo o que é preciso para estar com eles.

O nosso carinho.

Um beijo.

PS: Intensivos, os últimos dias. Eu tinha antecipado. Mas está a ser ainda mais. Depois falamos, para os nossos "relatórios":)

Babette disse...

Obrigada pelos simpáticos comentários! Foi uma emoção, como antecipei. Mas bom, muito bom, vê-los crescer ;)
Babette