quarta-feira, 27 de junho de 2012

Spaghetti à Bolonhesa com Hortelã



São pratos sem segredos. Para quando apetece um prato de conforto, massa e um picado apurado, cumprem a missão. Com crianças por casa, a escolha tem recaído nos picados de vitela bem limpa, misturada com um bocadinho de um bom chouriço apaladado. Se há algum truque? Molho triturado, enganando os que dizem não gostar nem de tomate nem de cenoura. E uma erva fresca. Sempre. Normalmente manjericão. Mas hoje hortelã. E que bem que ficou a hortelã fresca no prato...


Ingredientes


400 gr de vitela da rabadilha picada
1/4 de um bom chouriço de carne também picado
1 cebola
1 dente de alho
1/2 tomate fresco
4 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1 gole de vinho branco
1 cenoura pequena
azeite, sal, pimenta, noz-moscada, louro moído
spaghetti


Preparação


Refogar a cebola e o alho picados num pouco de azeite por uns minutos. Juntar o tomate picado, a cenoura às rodelas e a polpa de tomate e cozinhar mais uns minutos. Temperar com louro moído, um pouco de sal, de pimenta e de noz-moscada. Refrescar com um gole de vinho branco. Triturar o molho com a varinha mágica. Adicionar a carne picada com o chouriço, deitando mais um pouquinho de sal, e deixar cozinhar em lume médio por 40 a 45 minutos. Rectificar os temperos, se necessário. Cozer o spaghetti em água com um pouco de sal e um fio de azeite de acordo com as indicações da embalagem. Escorrer a água e servir a massa com o picado de carne e umas folhinhas de hortelã.


Bom Apetite!






5 comentários:

Anónimo disse...

Babette, uma aparente simplicidade mas em que o toque da hortelã dá certamente um toque de frescura bem apreciado nestes dias de verão!
Que boa sugestão!

Fê Dayrell disse...

Hum... que delícia, adorei o uso do hortelã deve ter dado muito refrescância.
bjo

argas disse...

deve ficar tão bom!

Mar disse...

Uso a hortelã com parcimónia. Contamina tudo. E sim. Muito de Verão. Faz-me pensar em bebidas frescas. A tua receita de hoje fez com que a pensasse associada a massa e a carne. A ver se tento, num destes dias de Verão. Se soubesses o calor que está aqui!

Um beijo.

Mar

Babette disse...

A hortelã deu aquele toque mais especial, sim! E combina mesmo bem com massa e carne. A repetir!
Babette