sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bolo de Chocolate e Courgette



Foi a multa para levar para a Festa de final de ano do Colégio dos meus filhos. Como passou rápido o pré-escolar!... Ainda agora os estava a levar ao primeiro dia de aulas... e de repente são "finalistas". Os meus índios estão prontos para seguir em frente. Continuar a crescer e a aprender. Que lhes estejam reservadas coisas boas, como o chocolate, e que lhes façam bem, como a courgette. Um bolo de chocolate diferente, então. Com chocolate e um ingrediente mistério... 

Ingredientes
(Receita no As Minhas Receitas ou no Caos na Cozinha)

240 gr de  farinha
60 gr de cacau em pó 
1 colher chá de bicarbonato de sódio
½ colher chá de fermento
½ colher chá de sal refinado
160 gr de açúcar 
115 gr manteiga sem sal, à temperatura ambiente (usei 100 gr)
1 colher chá de extracto de baunilha
1 colher chá de café instantâneo em pó
3 ovos grandes
350 gr de courgette ralada (com a casca)
100 gr de pepitas de chocolate

Preparação 

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com cacau. Numa tigela, misturar a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reservar. Noutra tigela, bater o açúcar e a manteiga até obter uma massa fofa. Juntar a baunilha, o café e os ovos, batendo bem entre cada adição. Numa tigela grande, misturar a courgette ralada, o chocolate em pedaços e cerca de 1/3 da mistura de farinha. Envolver bem, para que os pedaços de courgette fiquem cobertos e se misturem homogeneamente. Juntar o resto da mistura de farinha à mistura de açúcar, manteiga e ovos. Bater até obter uma massa espessa mas homogénea. Envolver a mistura de courgette nessa massa, com uma espátula. Não mexer demasiado. Passar a massa para a forma preparada alisando a superfície. Levar ao forno 40-50 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Transferir a forma para uma grade e deixar arrefecer 10 minutos. Passar então uma faca nas laterais e desenformar o bolo para um prato.

Bom Apetite!

17 comentários:

São Ribeiro disse...

ADORO BOLOS DE CHOCOLATE COM COURGETTE NUNCA FIZ .
ESSE PARECE-ME BEM APETITOSO.
BOM FIM DE SEMANA
BJ

Anónimo disse...

Já acabou o ano lectivo dos teus "indios"?
O do meu dois palmos acaba no dia 2 de Agosto e com mais um pequeno almoço de pais e filhos. Até lá ainda tem muitas actividades, visitas de estudo (até uma aos bombeiros e outra a um cabeleireiro, no âmbito das profissões).

O teu bolo de chocolate tem muito bom aspecto e o ingrediente mistério, é realmente inesperado.

Beijinhos e um óptimo fim-de-semana de Verão.

frango do campo disse...

Experimentei uma vez um bolo semelhante de chocolate e courgette e adorei :) tenho de fazer novamente :) beijinhos e um óptimo fim-de-semana

Ângela Ribau disse...

Também faço um bolo de chocolate com courgette, onde na massa não coloco qualquer adição de gordura!!E o bolo fica húmido e super saboroso!!Na altura que experimentei fazer, foi uma experiência que me surpreendeu bastante!!Os bolos com courgette são uma surpresa super agradável!!
O teu bolo tem um aspecto delicioso!!
Beijocas e bom fim-de-semana!!

Vanderleia disse...

Tenho visto várias receitas de bolo de chocolate com courgette, mas ainda não tive o prazer de experimentar.Acabei de conhecer seu blog e adorei.Essa omelete de claras ta com uma cara ótima.Beijos

Inês Ginja disse...

Adoro bolos de courgette e bolos de chocolate. Então quando se juntam... :))
Delicioso! E com tantas courgettes espalhadas pela horta, sai sempre um bolinho com elas.
Beijinho.

Diogo Marques disse...

Aposto que fez mesmo um sucesso! E esse ingrediente secreto faz maravilhas :) Uma delicia :)

Babette disse...

São33:
Foi o primeiro que fiz... mas não cheguei a tempo de o provar! vou ter de repetir...

Turista:
Têm mais duas semanas de praia e depois finito. Há que os entreter mais de mês e meio!...

Frango do Campo:
Não provei o meu, por isso vou ter tb de o repetir...

Ângela:
Esse ainda é mais saudável!

Léia:
Eu já experimentai fazer, mas não provar... em breve trato disso, dada a quantidade de courgette que tenho no frigirífico!

Ginja:
Eu adoraria ter experimentado o meu!

Diogo:
É muito engraçado ver que todos comem sem suspeitar que há legumes à mistura ;)

Beijos e um bom fds1

Babette

Anónimo disse...

Aqui praia e mar o meu dois palmos não tem, mas em contrapartida montanhas não faltam, e no programa de actividades vão a uma.

Praia e mar faria as delícias do meu dois palmos.

beijinhos e óptimo fim-de-semana

argas disse...

Adoro bolos de chocolate e courgette, aliás adoramos todos cá em casa :) O teu parece-me muito bom!

A Delicodoce disse...

Os filhos crescem rápido e eu que o diga :))
Quanto ao bolo deve ser uma ótima combinação chocolate e courgette.
Tenho que experimentar.
O desejo de uma boa semana e beijinho.

Helena disse...

Olá Babette
Um bolo excelente para reduzir a quantidade de manteiga introduzindo a courgette. Parabéns aos finalistas. Aqui o ano escolar ainda vai a meio.
Beijo

Mar disse...

Mais uma coisa que nunca fiz: bolo de chocolate com courgettes. Uma associação rara, no mínimo. Mas aqui ligada a um momento particular. Um fim de ciclo. Um ritual de passagem fundamental.
Felicidades para os teus meninos. Muitas. Lindo estarmos presentes nas vidas uns dos outros. Ainda não tinha registado aqui. Longe de computadores durante estes dias. Mas falámos muito nesse dia. E ontem. Ainda mais do que nos outros todos:)

Um beijo para eles. Da "tia" Mar:)

Mar

Babette disse...

Turista:
Tb parece um bom programa!

Argas:
Bonito ficou ;)

Delicodoce:
Muito rápido, de facto! É pelo menos uma combinação inesperada ;)

Helena:
As diferenças de continente obrigam a isso ;)

Mar:
Já dei os teus parabéns, minha "tia" Mar... Muito bom, o que neste ano já vivemos juntas. Partilhando os bons e maus momentos que cabem em todos os dia. Falámos muito, sim. Despertei tanto que até tive uma insónia! Soube bem. E como saltitamos de tema em tema... incrível! Das ninharias ao Estado da Nação!
beijo

Babette

Joana disse...

Está com óptimo aspecto o bolo!!
Provei pela primeira vez bolo de courgette na semana passada e adorei :)
Um beijinho

Babette disse...

Joana:
e com chocolate é ainda melhor!
Babette

Lume Brando disse...

Olá Babette! Tenho o livro onde vem esta receita mas ainda não experimentei. Já usei beterraba num brownie, mas não morri de amores e nem cheguei a publicar, mas ando curiosa quanto à courgette... O ano que vem vai ser um ano marcante, quer para eles, quer para ti! Vê-los a ler e a escrever é maravilhoso :)
Beijinhos
Teresa