Andava muito indecisa quanto ao realizador de cinema que haveria de convidar para jantar. Quando pensei no Clint Eastwood, a Guida materializou o convite. Enquanto pensava que me podia refugiar no Manoel de Oliveira e no seu delicioso Aniki Bóbó, os Sabores com História adiantaram-se... Quem seria, então? Sydney Pollack pelo seu fabuloso Out of Africa? Uma mulher? Jane Campion ou Sofia Ford Coppola? Um clássico? Bergman ou Visconti? Fellini e a sua Dolce Vita?... O Spielberg da minha adolescência? O delicioso Roberto Begnini? Fui espreitar os DVDs de filmes que temos em casa... Vitória estrondosa do Woody Allen. A minha paixão por Nova York fez o resto e fui para a cozinha preparar-lhe uma tarte portuguesa, com certeza, mas que iria fazer-lhe lembrar as pizzas da sua adorada Manhattan.... Lambeu os dedos e até repetiu!.... Controvérsias à parte, foi uma noite engraçadíssima...
Ingredientes
1 base de massa quebrada fresca
1 cebola roxa
azeite
1/4 de pimento verde partido em cubinhos
1 alho francês às rodelas
3/4 de chávena de chá de ervilhas congeladas
azeitonas pretas descaroçadas
fatias finas de um bom chouriço de carne
2 dl de leite
4 ovos
queijo da Ilha ralado q.b.
sal e pimenta
Preparação
Forrar uma tarteira com a massa, picá-la e cozer por 10 minutos a 180ºC e reservar. Fatiar
a cebola em rodelas bem finas e refogar no azeite por uns 5 minutos.
Juntar o pimento, o alho francês e as ervilhas e deixar cozinhar por mais 5 a 10 minuos. Numa taça, bater os ovos com o leite e temperar com sal e pimenta.
Sobre a massa, pré-cozida, espalhar os legumes, as
azeitonas pretas e colocar um pouco de queijo da Ilha ralado. Verter a
mistura de ovos e leite. Enfeitar com rodelas de chouriço. Levar a cozer, em forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25
minutos.
Bom Apetite!
Participação no 4º Desafio do "Convidei para Jantar" , este mês promovido pela Pami
21 comentários:
Sinceramente não sei dizer porque, é que acho que nem existe um motivo, mas tenho uma inexplicável aversão aos filmes do Woody Allen, que me basta saber que foi ele o realizador para nao querer ver o filme.
Talvez seja um pouco como dizer que nao gosto de certos legumes sem os ter sequer provado alguma vez.
Mas mesmo sem poder formar uma opinião justa e racional acerca do realizador escolhido, posso seguramente dizer que qualquer que fosse o teu convidado, realizador ou não, a aposta nesta tarte seria certamente um sucesso garantido. O aspecto é fantástico e o sabor deve ser melhor.
P.S.1 Em relação à tua questão nos comentários do outro artigo, sim vi o comentário que deixaste no facebook desculpa nao ter respondido, mas muito obrigada pela atenção e cuidado.
Beijinhos
P.S.2: Por falar em realizadores, ontem acabei de ver os filmes do Harry Potter (ontem os 2 relativos ao ultimo livro), e pelo que percebi os realizadores dos diversos filmes não foram sempre os mesmos.
Será uma colecção que o M. talvez aprecie mais tarde ;-)
Adoro, um dos meus filmes preferidos dele foi "A maldição do Escorpião de Jade", simplesmente genial! Também gostei do "Vicky Cristina Barcelona" e há pouco tempo vi o "Meia Noite em Paris", ambos fantásticos:)
Belíssimo convidado, que de certeza adorou essa tarte a lembrar uma pizza:)
Beijinhos
Babette, que grande escolha! Ainda ponderei participar, e se o fizesse Woody Allen seria uma das minhas alternativas, sem dúvida :) Lembro-me de ficar deliciada com um dos primeiros filmes dele e de rir a bandeiras despregadas, que é "O Herói do ano 2000". Adoro o humor negro e os diálogos inteligentes e tenho a certeza que lhe causaste um grande sorriso com a tua divertida tarte/pizza :)
Olá Babette! Grande participac,ao! Ainda no outro dia vi o 'everything you always wanted to know about sex.. Inteligente e genial! Um grande bem haja por o teres trazido 'a tua festa!
Beijinho*
Foi uma das minhhas possiveis escolhas. Durante muito tempo detestei o Woddy Allen, não conseguia mesmo ver um filme dele, depois passei a adorar e não perco um filme dele. Gosto especialmente do impasse sentimental que ele cria nas personagens, tão "neurótico" mas, ao mesmo tempo, tão real.
Excelente escolha.
Beijinhos
Estive quase para o convidar :) Foi mesmo à altura que me decidi pelo Tarantino :) excelente escolha e uma delicioso jantar :) beijinho
O Woody Allen também era uma das minhas escolhas iniciais :)
Sou tua seguidora já há uns dias, pois gostei muito do teu blog.
Sou principiante neste tipo de mundo virtual.
Se quiseres fazer uma visita ao meu caninho o endereço é:
http://odelicodoce.blogspot.pt
O desejo de muitas felicidades e um beijinho.
Turista:
Sabia que não era um convidado consensual... Eu adoro. O seu humor particular, um espírito algo neurótico, umas histórias deliciosas... Pode ser que, se vires alguns mudes de opinião!
Alice:
Achei que uma meia tarte / meia pizza lhe ia agradar...
Cristina:
Que é que lhe terias servido?...
Pami:
Obrigada! Penso que acabou por ser uma participação feliz!
Carla:
Passou do ódio para o amor, então. Tb acontece ;) Antes assim do que ao contrário
Frango do Campo e CNS:
Que lhe teriam servido? chegaram a pensar?
Delicodoce:
Vou fazer uma visita... obrigada!
Babette
Esse pequeno Grande Senhor tem grandes filmes :)
Tão grandes como deve ser o sabor dessa maravilhosa tarte/pizza :D
Perfeita!
Diogo:
Ficou uma delícia... Como facilmente se percebe também sou fã deste senhor ;)
Babette
"... o bem atrai o bem. E a felicidade dos outros a nossa também." Extraordinário. Após tudo dito, resta-me desejar que a Festa continue, agora, na cozinha branca!
Um brinde à amizade e aos sonhos. Beijinhos.
Se não tivesse escolhido Hitchcock, Woody Allen seria um forte candidato. Gosto tanto. Ao ver a tua pilha de filmes, deu-me vontade de ir buscar os meus e revê-los um por um. Tenho saudados do Annie Hall, um dos meus preferidos e que já não vejo há anos.
Gosto do humor, das músicas, das cidades, dos tiques nervosinhos de nerd, da fala acelerada...
E também gostei dessa tarte "a fazer lembrar uma pizza" :)
Beijos daqui até à tua casa branca :)
Ilídia
Vejo que a nova cozinha já trabalha a todo o vapor :)
Também gosto muito dos filmes do Woody Allen. Admiro a sua capacidade de passar para o ecrã a complexidade das relações e o fantástico à vontade em se rir de si próprio.
Beijos
Teresa
Pois e... Nova York e as pizzas, uma relação fantástico... E não e que eu fui a uma pizzaria em ny que me obrigou ficar pelo menos uma hora! Dizia o guia que era a melhor e de facto foi expectacular! Recomendo!
Woddy Allen e também sinónimo de ny!
Brilhante Babette!
A Babette é fantástica! Até o Woody Allen mima com coisas boas. Ele bem merece uma tarte tão deliciosa quanto esta parece ser. Mas, será preciso ter chouriço? Já provou as deliciosas salsichas de tofu? A loja Quintal, na rua do Rosário, quase esquina de Miguel Bombarda, tem-nas sempre excelentes.
Um abraço, parabéns.
Conceição Pinto da Rocha
Sorriso Doce:
Acredito nisso. O poder do bem gerar o bem. Obrigada.
Ilídia e Tecas:
Muito obrigada! Sei que não é um realizador consensual, mas bom que gostem ;) Como eu.
Anónimo:
Comem-se pizzas fantásticas em NY. Que saudades....
Conceição!!!
Que bom que aqui está! Realmente não era preciso o chouriço. Foi até uma inspiração muito de última hora... a prova é que as rodelas ficaram à superfície, pois só foram acrescentadas no final. Mas foi mais pela graça de ficar mais parecida com uma pizza. Fiquei com a pulga atrás da orelha por causa desses petiscos que prometem. Hei-de ir lá, então. Bem perto de si ;)
Um beijo
Babette
Aposto que o woody allen gostou da tua sugestão=)
Tardes de cinema com o Vasco. Estes filmes são isso. E vontade de ir a Nova Iorque. E de ouvir aquele jazz. Nada de controvérsia:) Há quem não goste. E quem goste. Muito. E então, num universo paralelo, também teria sido meu convidado.
Um beijo.
Mar
Que aspecto tão bom!!
Babette, eu ADORO o Woody Allen e acho que jah vi todos os filmes dele!!!!! Sempre que tem algum novo, vou correndo assistir! Essa tarte ficou linda!!!!! Bjs!
Enviar um comentário