quinta-feira, 7 de julho de 2011

Calzoni de Polvo



Uma receita que faço há anos, a partir de uma fotocópia muito usada de uma Saberes e Sabores da Vaqueiro. É uma receita recorrente, normalmente pedida pela minha mãe que adora!...


Ingredientes

Massa
420 gr de farinha
1 pacote de levedura seca
2 colheres de sopa de azeite
1 caldo knorr de legumes
2 dl de água
azeite para pincelar


Recheio
1,2 kg de Polvo
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 alho francês
1 colher de sopa de margarina, sal, noz-moscada
1 colher de sopa rasa de farinha
salsa


Preparação


Cozer o polvo em água sem sal, por 50 minutos. Deixar o polvo arrefecer nessa água e só depois o retirar e partir em pedacinhos. Massa: Numa tigela, deitar a farinha, a levedura, o azeite e o caldo knorr dissolvido na água morna. Bater a massa com uma colher de pau, até se soltar das paredes da tigela. Amassar energicamente a massa por 10 minutos. Moldar em bola e reservar em local quente, enquanto se prepara o recheio. Recheio: Picar finamente a cebola, o alho francês e os pimentos. Estufar os legumes com a margarina. Quando os legumes estiverem macios, juntar o polvo e temperar com um pouco de sal, se necessário, e uma pitada de noz-moscada. Polvilhar com a farinha e deixar cozinhar em lume brando, mexendo sempre, por 5 minutos. Polvilhar com salsa picada. Fazer os pastéis: Estender a massa numa banca polvilhada de farinha, e cortar pequenos rectângulos de massa, que se recheiam com 1 a 2 colheres de chá de recheio. Unir bem as bordas, pressionando-as com um garfo. Colocá-los em tabuleiros forrados com papel vegetal. Cobrir com um pano e deixar levedar por mais 1 hora, em local abrigado e quente. Pincelar os pastéis com azeite. Levar a forno pré-aquecido, a 170ºC, por 20 minutos.


Bom Apetite!






12 comentários:

Mar disse...

Primeiro comentário do dia:) A propósito de uma receita de que a tua mãe gosta muito. Deve ser delicioso. Apesar de ser uma daquelas coisas que dificilmente me imagino a fazer, por causa de implicar fazer massa, estender. Coisas para que não tenho jeito, creio. Mas tu sim. De presente para a mãe da Babette:)

Um beijo. Bem no início do dia.

Mar

Luisa Alexandra disse...

Certamente ficam bem apetitosos, gostei do aspecto.

Sofia.Lopez disse...

Achei esta sugestão bastante agradável! Gosto muito de polvo. Vou levar a receita para experimentar :)
Bjs e obrigada

moranguita disse...

estao lindos babette,
eu ja comia um :-)
beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Babette, qualquer coisa que façamos pelos ou para os nossos pais é sempre motivo de orgulho.
Como a Mar afirmou, não são todas as pessoas que sabem trabalhar a massa.Tu tens esse dom. Eu,pessoalmente,também fujo um pouco de o fazer, mas fiquei agora com vontade.
Um beijinho
Patrícia

ameixa seca disse...

Adoro polvo e pimentos, belo petisco :)

farófia disse...

Talvez seja descabido vir dizer-lhe o quanto gosto do seu blog e das receitas que partilha com todos.
mas hoje tinha de vir aqui só para agradecer a magnifica receita do seu bolo chiffon de chocolate que fiz esta semana para os anos da minha filha mais velha...q adora chocolate, por isso foi um sucesso! Saabe eu tinha uma outra receita deste bolo mas a sua é espectacular e saiu um lindo e saboroso (e fofinho) bolo, que já tem vários pedidos para ser repetido mto em breve.
Um grande beijinho e continue a partilhar connosco as suas ideias de decoração e ementas sp tão originais e simpáticas.

Farófia

Babette disse...

Mar:
Resposta ao primeiro comentário do dia! Coisas de que gosto, massas, pão, levedar e estender. Complementos com a minha Mar que gosta e tem jeito para muitas outras coisas saborosas. E amanhã, um telefonema, ok?.

Às outras meninas fãs de polvo:
Apesar de um pouco trabalhosos, são muito saborosos, fugindo às maneiras de o confeccionar

Farófia:
Que feliz fiquei por saber que o "meu" bolo de chiffon passou a ser "seu". E que o fez num dia tão especial quanto o aniversário de um filho! Obrigada pelas palavras carinhosas. Sabe que gosto muito de farófias?...
Babette

linksdistodaquilo disse...

Eu,também fujo um pouco de o fazer, mas como adoro polvo...
Beijinho.

Susana Gomes disse...

Gostei do recheio de polvo, parece-me uma delícia. :)
Bjs

Santa Gastronomia disse...

Que espetáculo deve ser este Calzoni, Babette!!!
Nossa, amei! Deu até prá 'sentir' o gostinho!
Já está na minha lista de receitas a fazer com polvo!

Bjinhus e ótimo fim de semana!!

Filha+Mae na cozinha disse...

Parecem deliciosos, adoro calzones parece sempre que vao sair surpresas de la de dentro .Esses em tamanho mini parecem uma grande tentaçao.
Bjs Mariana R.