segunda-feira, 4 de julho de 2011

Almoço das "Metadinhas"


Um convite para um almoço. Muito especial. Como já aqui tive ocasião de referir, a minha mãe reencontrou há cerca de 1 ano, as amigas que o destino tinha fintado há muito, muito tempo atrás. Um reencontro muito terno que tem sido vivido por todas com muito entusiasmo. Incluindo eu!... Gosto de as ver felizes e partilho desse encanto que é perceber o importante que é ter um amigo. Ter um confidente, receber palavras doces, conselhos e dividir, para multiplicar, as alegrias. Foi assim entre a minha mãe e a P. Saltaram da adolescência para um reencontro muito emotivo ao fim de 40 anos. Tão sincero o ponto em que recomeçaram a sua amizade. Exactamente no ponto em que a deixaram, com a mesma candura dessa fase inicial da vida. Tão nesse ponto, que quando se reencontraram, a P. ofereceu à minha mãe metade de um coração de ouro num fio que ela traz ao pescoço desde esse dia. A outra metade trá-la a P. Ontem reuni as duas metadinhas do coração. E foi de coração cheio que as recebi para almoçar. Chez Babette.  


O prato principal deste almoço foi pensado para agradar à minha mãe, que  simplesmente adora os calzoni de polvo que costumo fazer. Escolhido o prato principal, pensei noutros sabores de que a P. pudesse gostar. Uns rolinhos de azeitona libaneses e um queijo camembert no forno foram as entradas. De sobremesa, um reconfortante fondant de chocolate, quebrado por um cítrico e perfumado sorbet de tangerina. 



Camambert Assado com Ervas
Calzoni de Polvo
Fondant de Chocolate com Sorbet de Tangerina

9 comentários:

Anónimo disse...

Que gesto amoroso e carinho da tua parte, organizares um almoço em tua casa para reunir uma vez mais duas grandes amigas desde a adolescência que nem o tempo nem a distancia separou.

Um almoço Chez Babette, é um atestado de qualidade 5 estrelas, e este comprovou certamente isso mesmo.

A ementa das bolinhas guarda segredos (a revelar) que sugerem delicias muito diversificadas.

um beijinho também carinhoso para ti e votos de óptima semana

Ilídia disse...

Uma ternura, essa amizade reencontrada. Mas não menos ternurenta é a sua dedicação, Babette. Preparar, carinhosamente, um jantar para a mãe e a amiga é um gesto muito bonito e altruísta. Só prova, como diz a Mar, que a sua amiga Babette é "uma pessoa muito especial". E a ementa parece deliciosa. Beijinhos e boa semana.

Babette disse...

Turista:
Foi um prazer, acredita. E gostei do atestado de qualidade... és uma querida. As bolinhas estavam a condizer com outro pormenor da mesa, que amanhã verás! Um beijo para longe!

Ilídia:
A Babette gosta é de receber, conviver, pôr mesas e cozinhar!... Além de que os convidados facilitaram. Apesar de conhecer esta amiga da minha mãe há pouco tempo, sinto uma enorme empatia e à-vontade. Daquelas pessoas que parece conhecermos desde sempre, sabe?
Um beijo para a sua ilha verde

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gosto muito de sorbet de tangerina, mas nunca fiz em casa. Vai ter receita ou foi de compra?
Bj
Moira

Mar disse...

O melhor dos cenários. A melhor das ementas. O melhor dos pretextos. A melhor das intenções. A amizade. No que tem de puro, desinteressado. E tu. Executora de coisas que fazem bem. Que querem ser expressão de coisas boas que se sentem. A ementa foi a primeira parte. Aguardo (aguardamos) pelo seguimento.

Um beijo. No final de um dia em que foi difícil respirar:)

Mar

PS: Um beijo para a tua mãe:)

Babette disse...

Moira:
Foi compradíssimo... Mas o marido diz que temos de investir numa sorveteira! Pode ser que então passe a fazer os meus sorbets!

Mar:
Sei que sabes que assim é. Que ofereço intenções e momentos à mesa. Não podia ter sido melhor. A amizade merece.
Por isso um beijo para ti, minha amiga!

Babette

Tia disse...

Que sorte ter uma filha assim tão talentosa e, sobretudo, tão dedicada.
Bjs

Filipa disse...

Venham de lá essas receitas! Um beijinho :)

Katia Bonfadini disse...

Adoro suas mesas e ementas! Sua louça é linda e você sabe fazer os convidados e sentirem especiais! Parabéns e um grande beijo!