segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bacalhau d'Avó


Uma receita da minha avó, que a minha mãe me descreveu há poucos dias. Parecia tão simples quanto saborosa e fi-la de imediato. É realmente deliciosa e agradou a miúdos e graúdos. E eu fiquei simplesmente feliz por poder recriar uma receita da minha avó. 


Ingredientes

2 lombos de bacalhau
3 batatas grandes
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite
sal
pimenta
4 ovos

Preparação

Mergulhar os lombos de bacalhau em água a ferver com um pouco de sal e deixar cozinhar, no mínimo, por 15 minutos. Retirar o bacalhau e, na mesma água onde se cozeu o bacalhau, cozer as batatas, cortadas às rodelas, por 15 minutos. Escorrer e reservar de novo a água. Entretanto, cortar as duas cebolas e os alhos às rodelas. Levar uma frigideira com bastante azeite ao lume e, quando estiver bem quente, colocar as cebolas e os alhos, um pouco de sal, e deixar cozinhar por uns 10 minutos até que fique uma cebolada bem macia. Bater os ovos com duas colheres de sopa da água de cozer o bacalhau e temperar com um pouquinho de sal. Ligar o forno a 180ºC. Numa assadeira, colocar um fio de azeite, metade das rodelas de batata, o bacalhau lascado, a cebolada e cobrir com as restantes batatas. Cobrir com os ovos batidos e levar ao forno por 20 a 25 minutos.

Bom Apetite!


12 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette. Tem um aspecto delicioso, este seu "bacalhau da avó". Tenho cá para mim, que durante esta semana, vou fazer esta receita. Depois digo como correu.
Obrigada, mais uma vez, pela disponibilidade da partilha,
Uma boa semana.
Bjs
Ana

Miss Smile disse...

É realmente uma forma simples de confecionar o bacahau que, no entanto, deve ser muito deliciosa. Obrigada pela generosidade de partilhar uma receita de família.

Dani disse...

Uma receita bem simples como eu gosto mas concerteza com muito sabor.

Batatas de frança disse...

Boa tarde,

Adorámos a receita. Com simplicidade podem-se fazer pratos deliciosos.

Gostaríamos de deixar um convite para a nossa página. Somos fãs de batata e temos variadas receitas, dicas e curiosidades para partilhar.

Também estamos no Facebook em https://www.facebook.com/batatascomsabor

Boas receitas!

Babette a festa de disse...

Ana,
Isso mesmo. Delicioso! Experimente e, se gostar de ovos menos passados ou mais cremosos deixe apenas 15 min no forno. É o que farei ; )

miss Smile e Dani
O simples por vezes é mesmo o melhor. Bjs

Babette a festa de disse...

Batatas de França
Obrigada pelas palavras e pelo convite.
Babette

Mar disse...

A minha mãe fazia algo semelhante. E era por esta altura do ano, para servir com espigos ou com grelos. Comida de mães/de avós. Sabe tão bem, esse olhar lá para trás. As pessoas voltam. É como se voltassem um bocadinho, com a comida que as recupera nas nossas memórias.

Um beijo de boa semana.

Mar

Babette a festa de disse...

Quem me dera que voltassem mesmo... Mas sim, recuperamos qualquer coisa delas de cada vez que usamos receitas, toalhas, copos ou talheres que já vêm de trás.
Outro beijo!
Babette

Carla Carmo disse...

Parece mesmo delicioso. Adoro essas receitas que nos chegam através de gerações. Como se não bastasse o sabor vêm carregadas de história e de estórias.
Beijinhos

Babette a festa de disse...

Carla,
São receitas que aquecem especialmente. Sobretudo o coração!
Babette

life in paradise disse...

Que receita deliciosa, deve ficar muito bom!! vou levar a receita.
Beijinhos do Paraíso.

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Olá...mulher abençoada...

Que espaço encantador...
hum...seus mimos...
te seguindo, posso...
desejo voltar, amo ler....
ABRAÇOS...