quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Arroz de Vinagre e Salsa


Sou atenta às dicas e aos conselhos que me dão. Como este, dada por uma colega de trabalho, a propósito de um arroz branco bem soltinho com umas gotas de vinagre e um punhadinho de salsa no final. Dito e feito. Feito e aprovado ;)

Ingredientes

1 chávena de chá de arroz agulha
2 chávenas de chá de água
1 fio de azeite

1 dente de alho
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
sal


Preparação 
  
Aquecer num tacho o azeite com o dente de alho picado. Juntar a água e deixar ferver. Temperar de sal e adicionar o arroz, mexendo-o com um garfo. Adicionar o vinagre e mexer mais um pouco só para o vinagre se diluir de forma homogénea.  Quando levantar fervura, tapar, baixar o lume para o mínimo, e deixar cozer por uns 12 a 13 minutos. Um minuto antes de terminar a cozedura, adicionar a salsa picada.


Bom Apetite!


6 comentários:

Ana disse...

Bom dia Babette.
Temos em comum a atenção às dicas que nos dão. Aprendi muito, ao longo da vida, assim.
Sempre que faço arroz, deito umas gotinhas de vinagre. No arroz seco torna-o mais solto e brilhante. Há quem deite umas gotinhas de limão.
Continuação de uma boa semana.
Bjs
Ana

anasbageri disse...

Olá!
Nunca usei vinagre no arroz, mas vou testa. No outro dia em que te disse ia fazer arroz de feijao, acabei por fazer arroz de tomate com peixe frito, a pedido do meu marido que adora este prato tao portugues.

Boa semana, beijinhos.

Unknown disse...

Ana,
Gosto de ir sabendo estas dicas saborosas ;)

Ana,
O teu marido está à cultura do. Muito bem ;)

Babette

Mar disse...

Estas referências têm uma componente de segredo. Hoje à tarde, recebi de presente uma receita que é uma herança. Uma senhora que já morreu há uns anos e que cozinhava maravilhosamente. Guardei-a como a um tesouro. E é tão simples, mas com aqueles detalhes de mulher que fez muita comida.

Arroz seco com vinagre. Um dia:) Só uso vinagre nas versões caldosas de arroz. Na cabidela e num arroz de carne bem especial.

Hoje vi floquinhos de neve nos vidros do meu carro:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Olá Babette,

Dicas assim são tesouros! São o que faz a diferença num prato.

E eu adoro aprender. Tenho uma colega de trabalho que, diz que nasceu para transmitir conhecimentos. Eu nasci para os absorver.

Os blogues também servem para isso não é?

E este é mais um truque que eu desconhecia. Em gotas de limão já tinha ouvido falar, vinagre não. Só no arroz de cabidela, como a minha mãe faz (não gosto do prato mas, sei o truque.)

"Arrozeira" como eu sou, não deve demorar muito tempo até que experimente.

Um beijo do Algarve, quase de fim-de-semana,

Sandra Martins

Unknown disse...

Mar,
O que vai passando de mão em mão ou de geração em geração é sempre lindo.
Está muito frio ;)

Sandra,
Vai gostar! E registar mais uma dica para si ;)
Estou farinha do frio...

Babette