De vez em quando, a máquina do pão vai trabalhando. Como tudo na vida, no equilíbrio estará a melhor das receitas. Umas vezes comprado na mercearia que o traz de Mirandela, outras vezes na nova padaria ao pé de casa, outras ainda no Lidl (adoro o pão escuro de lá!...) e outras tantas feito em casa. Vamos variando de sabores e fornecedores, o que é sempre salutar. Desta vez, então, o padeiro cá de casa esteve ao serviço. E fez um pão delicioso, muito saboroso e aromático. São servidos?...
280 ml de água
2 colheres de chá de mel claro
450 gr de farinha trigo sem fermento T65
15 gr de farelo
1 colher de chá de leite em pó
1 e 1/2 colheres de chá de sal
25 gr de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de fermento de padeiro seco
40 gr de passas
25 de laranja cristalizada partida aos pedacinhos
50 gr de nozes picadas
Preparação
Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).
À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento, a manteiga e o mel. Fazer um vulcão com a farinha e o farelo, o leite em pó e o sal e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Adicionar as passas, a laranja e as nozes e voltar a amassar, até que fique uma massa homogénea. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200º C, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido).
Bom Apetite!
9 comentários:
Adoro pão caseiro e este deve ter um toque especial.
É um pão doce? Ficou com uma cor maravilhosa.
Tenho de experimentar este pão pois parece muito saboroso.
Adoro pão! E também compro o pão, por norma, no Lidl. Apesar de ter máquina do pão, nunca a utilizo (o meu filho é que ainda lhe deu algum uso), mas, depois de ver esta e outras receitas maravilhosas de pão que tem publicado, estou mesmo tentada a arranjar um cantinho na cozinha, desencaixotar a máquina e meter as mãos na massa.
Bem haja pela partilha.
Um bom fim de semana.
Bjs
Ana
Susy,
Ficou assim do género delicioso ;)
Preguiça,
Não fica propriamente um pão doce. A doçura dos frutos é que é mais predominante...
Cozinha,
Vale mesmo a pena!
Ana
Tica a tirar o pó à máquina! Vale mesmo a pena experimentar. Um beijo
e um bom fim de semana...
Babette
Mistura boa:) laranjas, passas e nozes parece-me tão bem.
E sim, é bom variar. Em tudo. E nisto do pão, também. Acaba por obedecer aos nossos apetites mais ou menos circunstanciais. Por estes dias, só me apetece a densidade da Broa de Avintes e pão branco ao pequeno-almoço. Daqui a uma semana ou assim, é outra coisa qualquer:)
Um beijo de bom fim-de-semana.
Mar
Hum, laranja e nozes, que bom!
De vez em quando sabe tão bem fazer um pão em casa.
Eu que agora tenho o forno a lenha aceso até dá gosto amassar!
Um beijinho.
Que combinação maravilhosa! Ultimamente, não tenho variado muito os meus pães. Tenho feito o de sempre, branquinho, como os rapazes cá de casa gostam :) Mas esta tua combinação está a dar-me vontade de mudar a rotina ;)
Um beijo,
Ilídia
Que combinação maravilhosa! Ultimamente, não tenho variado muito os meus pães. Tenho feito o de sempre, branquinho, como os rapazes cá de casa gostam :) Mas esta tua combinação está a dar-me vontade de mudar a rotina ;)
Um beijo,
Ilídia
Enviar um comentário