sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Batatas Assadas com Alho e Alecrim



Estas batatas são deliciosas e muito simples de preparar. Como toda a comida de forno, vai-se fazendo por si, dando-nos tempo para o que mais quisermos. Um acompanhamento reconfortante e aromático. Vencedor, em qualquer mesa!

Ingredientes

6 batatas médias com casca
2 dentes de alho
flor de sal
2 hastes de alecrim
bom azeite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Lavar muito bem as batatas, cortando-as às rodelas grossas, com a casca. Numa panela, colocar água a ferver. Juntar as batatas e deixar fervilhar por 5 minutos. Escorrer bem. Numa assadeira, colocar um fio de azeite e dispor as rodelas de batatas. Temperar com flor de sal, as folhas de alecrim e os dentes de alho esmagados. Regar com um generoso fio de um bom azeite e levar ao forno por 50 minutos, na função assar com ar circulante.

Bom Apetite!



4 comentários:

Ana disse...

Que bom aspecto! Às vezes gostamos de complicar,tanto na vida como na cozinha.Vamos pôr os olhos nestas batatas de tão simples são tão saborosas.
O esparregado/ervas também está com um ar delicioso.
Bom fim de semana, rumo ao Natal.
Bjs
Ana

Babette disse...

Nem imagina como são certas, as suas palavras! A minha vida vai ter de simplificar muito nos próximos dias ;(. Sem contar, mas terá de ser, que a vida prega partidas...
O esparregado de grelos ficou de facto delicioso. De tão simples não me atrevo a colocar post sobre isso. Mas no fundo são grelos cozidos e bem picadinhos, azeite, alho, farinha e leite a gosto, bem temperado com sal e pimenta, se se gostar.
Beijos
Babette

Mar disse...

Como eu adoro batatas:) Quando estava grávida era ainda mais assim. No sítio onde costumamos almoçar, sabiam que deviam trazer logo uma travessa de batatas para a grávida. Independentemente do pedido:)

Claro que o meu filho nasceu a não gostar de batatas. Mas esta semana rendeu-se a uma versão salteada no meu tempero. Fiquei feliz por se ter convertido. Nove anos depois, mas converteu-se:)

Tensa razão. Os acompanhamentos assim, estão bem em qualquer circunstância. Ficam sempre bem.

Um beijo. Boas férias!

Mar

Unknown disse...

Que engraçado! E que bom o António estar convencido destas delicias com batata! São um acompanhamento delicioso, especialmente estas fininhas e com a casca.
Um beijo.
Vão ter que ser férias feitas de repouso...
Vai ser uma época ainda mais interior...
beijo