quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Feijoada de Polvo





Era um desejo recorrente. Uma feijoada de polvo com um arroz branco solto a acompanhar. A ideia de comida de conforto passa por estes sabores que se podem comer em pratos fundos, para que não arrefeçam tão depressa nem se percam os sucos que obrigam, no final, a molhar o pão... Ficou uma delícia!

Ingredientes

800 gr de feijão manteiga
2 cenouras
1 cebola 
1 dente de alho 
1 folha de louro
2 tomates maduros
azeite
sal, piri-piri e noz-moscada

1 polvo de 1,5 Kg

Preparação

De véspera, demolhar o feijão em bastante água. No dia seguinte, cozer o feijão com água e sal por 30 a 40 minutos, ou até estar bem cozido. Reservar, guardando a água de o cozer. Deixar o polvo a descongelar. Arranjar depois o polvo, retirando os olhos e a "boca" e abrindo a cabeça para lavar o interior. Colocá-lo num tacho e cobrir com água fria, mas apenas o necessário. Colocar uma folha de louro e acender o lume. Assim que começar a ferver, baixar para lume brando e deixar cozer por 45 minutos. Deixar arrefecer na própria água. Depois de frio, partir em pedaços, guardando também a água de o cozer. Fazer um refogado com azeite, a cebola e o alho picados. Juntar a cenoura partida às meias luas e o tomate fresco, mexendo bem. Deixar tomar gosto por mais uns minutos. Juntar em seguida um pouco de sal, piri-piri moído, a gosto, uma pitada de noz-moscada e a folha de louro. Adicionar um pouquinho da água de cozer o polvo e deixar cozer, tapado e em lume brando, por 20 minuto ou até que a cenoura esteja quase cozida. Adicionar os pedaços de polvo, o feijão e, em partes iguais, água de cozer o polvo e água da cozedura do feijão. Rectificar os temperos e deixar ferver por uns 5 a 10 minutos. 

Bom Apetite!



6 comentários:

Susana Antunes disse...

Uma boa sugestão... Perfeita para sair da rotina...
Gostei das cores com que brindas-te esta sugestão...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Top Cuisine avec Lavi disse...

This dish looks delicious!

Ricardo Tiago disse...

rica feijoada. bjinhos

Sabores Autenticos disse...

Que maravilha de feijoada!
Bjs

vera ferraz disse...

Também andei assim, mas em vez disso fiz uma de chocos. O que significa que a vontade continua... Será este fim de semana?
Beijinhos.

Babette disse...

Ficou tãããããooo boa ;)
Vou repetir em breve!
Babette