quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bacalhau com Crosta de Azeitona


Um prato delicioso!... E uma variação simples de um outro que tinha por ingrediente principal postas de garoupa. As supremas de bacalhau fresco, da Pescanova, oferecem umas postas no ponto de sal, com uma textura e sabor mais suaves que os do bacalhau tradicional. Ficou, por isso, uma combinação perfeita  De comer e chorar por mais!...


Ingredientes

4 postas de bacalhau (usei supremas de bacalhau fresco, da Pescanova)
sumo de 1/2 limão 
20 azeitonas gregas
1 colher de sopa de pão ralado 
1 fio de azeite

Preparação 


Descongelar e lavar as postas de bacalhau. Numa assadeira, colocar um fio de azeite e pousar as postas de bacalhau. Regar com mais um pouco de azeite e com sumo de limão. Descaroçar as azeitonas. Num robot de cozinha, ou na picadora, triturar as azeitonas com o pão ralado e um fio de azeite até obter uma pasta de consistência uniforme. Para ajustar a textura da pasta, colocar mais pão ralado se se quiser engrossar, ou mais azeite se se pretender torná-la mais líquida. Barrar o bacalhau com essa pasta, abundantemente. Levar a forno pré-aquecido, a 180ºC, por 35 a 40 minutos.

Bom Apetite!

9 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei com vontade de experimentar este Bacalhau... ainda mais que aqui por casa é mais fácil encontrar no congelador bacalhau fresco congelado que o bacalhau seco salgado...

Depois da ultima vez em que publicaste um peixe com esta crosta de azeitona, já não me deixo enganar e achar que o peixe ficou queimado e esturricado ;-)

Beijinhos

Liliana (Addicted) disse...

Que aspecto tentador.
bjs

Tertúlia da Susy disse...

Bacalhau sempre!!!
Com crosta de azeitona... vou experimentar.
Kiss, Susy

Unknown disse...

que belo aspeto.
beijinhos

Unknown disse...

Bacalhau é bacalhau, né?!
Que receita divina!

As fotos estão maravilhosas!

Um forte abraço.

Mar disse...

Um dos recursos inevitáveis. Com tudo. Com todos. Lembro-me de ter gostado desta versão com azeitonas. A ver se também a transformo num presente, como tu fizeste:)

Um beijo.

Mar

Silvia disse...

Uma verdadeira tentação !

As coisas da mãe Sofia disse...

Que apetitoso!!! Beijinhos

Babette disse...

Acho que esta é uma daquelas receitas infalíveis. Pode não ser a mais sexy de todas ;), mas o sabor é muito bem. Casem esta cobertura com um bom peixe de sabor forte e texturado. Será sempre um sucesso de simplicidade!
Babette