quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Salada de Figos com Presunto e Queijo da Ilha


Vou repetir o que fiz no ano passado: publicar uma série de saladas frescas para estes dias de Verão. São saladas extremamente simples que foram preparadas durante as minhas férias no Algarve. Almoços leves mas nutritivos que fizeram as nossas delícias. Haverá uma preponderância de figos, mas não houve como não resistir... Figos deliciosos como só há nas terras do Sul...

Ingredientes (Para 2 pessoas)

alface frisada
4 figos
4 fatias de presunto fino
lascas de queijo da Ilha
azeite, limão
fatias de pão integral torrado

Preparação

Em pratos individuais, preencher o centro com folhas de alface bem lavadas e enxutas. Partir os figos em quartos e as fatias de presunto em pedaços mais pequenos. Dispor em redor do prato. Temperar com azeite e limão. Cobrir com lascas de queijo da Ilha. Servir com fatias de pão integral torrado. Comer de imediato, se possível a olhar o mar...

Bom Apetite!



8 comentários:

Vera Ferraz disse...

Este ano os figos estão um pouco atrasados... vim do algarve no fim de semana e não vi a fartura de figos que habitualmente vejo. Eram poucos e caros. Mas vou guadar a receita para os figos da quinta dos meus pais :)

Anónimo disse...

Olá Babette e bem vinda. Pois da salada gosto de tudo, ou quase tudo. Ainda que haja muitos figos por estes lados nem lhes toco. Este ano houve um fenómeno curioso em terras do barlavento, uma quantidade enorme de familias gemelares para onde me vire há sempre 1 par :)

Laranjinha disse...

Olá Babette,

agora no verão, os meus pratos preferidos também são saladas. E adorei esta com figos! Vamos ver se é este fim-de-semana que consigo apanhar figos.

Um beijinho.

Graça Pereira disse...

Bem vinda de férias! Poucas ou muitas, voltamos renovadas.
Por aqui, a"moda" trazida, é pão escuro com manteiga (magra) e mel por cima e antes, um sumo de laranja natural. O N. não gosta de figos mas esta salada é muito convidativa!
Beijocas
Tia Migá

Anónimo disse...

um espectáculo!

Mar disse...

A salada do teu relato, aqui. Gosto muito de incluir figos em pratos frios de Verão. E são mesmo irrecusáveis, no Sul. Doces e densos. Ficou muito bonita, a tua salada que soube a Sul.

Um beijo da tua amiga Mar. Quase perto do mar:)

argas disse...

Que bom aspecto! Deve ser deliciosa!

Babette disse...

Vera:
Não os vi com fartura, mas eram muito bons!

Saborescomhistoria:
Nem todos gostam do mesmo, pronto! Tb vi muitos pares por aí ;) será que te vi tb?...

Laranjinha:
são sugestões frescas e leves.

Graça:
adoro pão com manteiga e mel!... que delícia!

Mar:
Impossível resistir a esses sabores do sul. Aproveita-os tu agora!

Argas:
Bonita e deliciosa!

Babetet