quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Pataniscas de Bacalhau
Há petiscos portugueses tão simples mas que transmitem tanto sabor e conforto. As pataniscas de bacalhau, são um exemplo disso mesmo. E que apetecem mesmo muito em determinados dias, só porque nos lembramos que sim. Que prazer tão simples e cheio. Umas boas pataniscas de bacalhau!...
Ingredientes
140 gr de farinha
2 colheres de sobremesa de azeite mal cheias
1 pitada de sal fino
2 ovos inteiros
0,75 dl de vinho branco
200 gr de bacalhau desfiado
2 colheres de chá de salsa picada
1 cebola pequena picada
1/2 pimento vermelho
azeite para fritar
Preparação
Numa tigela, deitar a farinha, abrir um buraco ao centro e deitar nele o azeite, o sal e os ovos. Começar a mexer no centro, com uma colher de pau, sempre em volta, até envolver toda a farinha. Juntar em fio o vinho branco. Mexer bem até obter um polme leve. Juntar o bacalhau desfiado, a salsa, a cebola e o pimento partidos em pedaços muito pequenos. Mexer tudo muito bem e rectificar o sal. Deitar 1 dedo de azeite na frigideira (cerca de 1,5 cm de altura). Deixar aquecer bem, deitando depois 1 colher de sopa de massa de forma a obter pataniscas pequenas ou 2 colheres para obter pataniscas de maior dimensão. Virá-las assim que estiverem coradas da parte de baixo. Depois de coradas do outro lado, deixar escorrer em papel absorvente.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
COMO EU GOSTO DE PATANISCAS!!!
MAS HÁ MUITO QUE NÃO COMO.
AS TUAS FICARAM LINDAS.
BJS
Há tanto tempo que não como que até fiquei tentada a fazer para o jantar!
Que bonitas que ficaram!
Beijinhos
Querida Babette, o meu marido adora. É o melhor pertisco que lhe posso dar :)
Beijinhos.
Adoro pataniscas.
Beijinho
Eu gosto de pataniscas (fazem-me recordar a minha infância)... e aqui seriam mesmo um produto "gourmet" dada a dificuldade de encontrar num qualquer restaurante, ou mesmo o seu ingrediente principal: o bacalhau seco salgado. Por aqui é bem mais fácil encontrar bacalhau fresco ou no congelador.
Ainda assim o senão de tal receita é implicar fritos, e isso é algo que me recuso a fazer em casa, apesar de não impedir que outrem o faça.
Em casa, as pataniscas são um pitéu recorrente. A receita que vai à mesa, encontrei-a num blog de que também gosto imenso. São idênticas às da Babette, com a diferença de que estas levam vinho e são fritas em azeite! Ficaram irresistíveis!
Beijinho.
As receitas portuguesas são sensacionais!
Esta parece ter ficado deliciosa.
Bj,
Marcela.
Eis mais um daqueles sabores essenciais. Que trazem a infância à memória. Gosto muito quando dás receitas novas, diferentes. Associações inesperadas ou sofisticadas. Mas gosto igualmente destas recuperações. Que nos lembram coisas muito fundamentais na cozinha.
Um beijo da Mar. Com sol:)
Uma verdadeira delícia.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Aqui está uma receita que tanto gosto, mas que faço muito pouco para evitar os fritos
ficaram bem apetitosas as tuas
beijinhos
eu gosto tantio mas nao fazemos muito vezes e uma pena fazerem tanto mal mas dias nao sao dias
beijinhos
e se eu adoro pataniscas...
as melhores de sempre são as da minha mãe, mas as da Laranjinha tb se estão a tornar um clássico de tão boas que são.
As tuas ficaram bem apetitosas. :)
Beijinhos
Eu sou maluca por pataniscas, as tuas têm um aspecto perfeito, como a receita é muito idêntica à que a Laranjinha costuma fazer, atrevo-me a dizer, mesmo sem provar, que essas também devem fazer parte das melhores pataniscas do mundo ;)
Beijinhos
Enviar um comentário