Nesta Quadra festiva, uma sugestão para surpreender e caprichar também no pequeno-almoço ou no lanche!... ou ainda num Brunch de Ano Novo!... Segui as indicações da colher de pau e umas panquecas de requeijão, fofas e delicadas, tornaram o nosso lanche de domingo verdadeiramente especial...
Um beijo muito especial à minha irmã, que faz hoje anos e que tem por lema culinário que "mais vale uma má panqueca que um bom pão...". Confesso que não partilho desta máxima, mas se a opção for entre uma "boa panqueca e um bom pão" ... no mínimo, fico indecisa... Vá, mana, não podia haver hoje um post mais certo para ti: toma lá uma bela panqueca!... E parabéns!
O prato, de porcelana de fino recorte, é do século XIX e pertencia à casa dos meus bisavós. Ficamos em família, portanto.
Ingredientes
1/2 requeijão
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
100 ml de leite (ou um pouco mais)
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
Preparação
Esmagar muito bem o requeijão com o açúcar e adicionar o ovo misturando bem. Juntar depois a farinha e o fermento e incorporar o leite a pouco e pouco até se obter uma mistura grossa e homogénea. Juntar o óleo e misturar bem. Levar uma frigideira anti-aderente ao lume, untando-a com um pouco de gordura. Colocar colheradas de massa para formar as panquecas do tamanho que desejar. Quando começarem a formar bolhinhas à superfície estão prontas a virar. Deixar dourar bem dos dois lados e retirá-las depois para o prato de servir. Degustar com compotas a gosto, mel, nutella ou simplesmente com açúcar e canela.
Bom Apetite!
15 comentários:
Olá, Babette
As suas panquecas são inspiradoras ...Obrigada pela antecipação da resposta à minha possível pergunta sobre a origem do prato. É lindo! Excelente para fotografar, pelo contraste e pelo jogo de sombras que propícia. bjs
Ficaram mesmo lindas, parabéns à mana.
As panquecas t~em realmente um excelente aspecto! Parabéns à tua irmã, e já agora, um Feliz Natal!
Estas panquecas convenceram-me, DIVINAIS!
Jinhos e FELIZ NATAL
Não dá mesmo para acompanhar o seu ritmo, pois não? Todos os dias coisas boas para partilhar. E para abrir o nosso apetite! A mim, tem-me inspirado muito, o seu blog. Obrigada por isso. E pelas fotografias. E pelos textos plenos de sensibilidade.
E parabéns à irmã:)
Beijo da Mar
Perfeitas para a tua irmã e para mim, que sou louquinha por tudo que é panqueca :)
Ficaram lindas :) Acho que ela vai gostar :P
Obrigada maninha!!! São umas panquecas deliciosas. Aliás, tive o privilégio de jantar (sim, jantar!) uma pratada de panquecas quentinhas, feitas pela Babette para mim, antes de uma longa noite de trabalho! Muito, muito, muito obrigada! Adoro-te! E para os teus fãs não pensarem que sou chalupa, aqui fica a minha verdadeira máxima de vida: "Glória não é não cair, mas sim levantarmo-nos no fim de cada queda". Mai' nada!
Olá!
Fazendo buscas conheci seu blog. NOme perfeito! passarei a seguir.
Este filme é , certamente, um dos prediletos. Até falei sobre ele no blog que estou mantendo sobre comida e literatura. E vou te linkar!
http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com
Até a próxima!
MAS ESSAS PANQUECAS FICARAM SUBLIMES, UMA MARAVILHA DE PEQUENO ALMOÇO PARA MIM.
UM SUPER FELIZ NATAL .
BJS
Passei apenas para desejar um Bom Natal.
bjs
sabem muito bem entao agora nas ferias quero ver se faço
vai a engorda lol
parabens a tua mana.
beijinhos
Cá em casa domingo é dia de panquecas, depois de começar não se consegue largar....
Um feliz Natal para ti e para toda a familia.
bjinhos
Sandra
Que ricas panquecas!
Festas Felizes!
Beijinhos
Huuum,Babette,sou admiradora de panquecas, com requeijão na massa não conhecia, está na minha extensa listinha.Aproveito para te desejar muita saúde,paz e realizações em 2011!
Beijos
Enviar um comentário