sexta-feira, 10 de abril de 2015

Panquecas Fofas de Banana e Maizena



É a receita de sempre. A preferida. A que eles pedem vezes sem conta. Todas as outras são boas, "mas as de banana são as melhores". Com Nutella, para o Diogo. Com mel, para o Rodrigo. Com manteiga de amendoim, doce de morango e gengibre ou golden syrup, para variar. Mas a versão do último domingo de panquecas foi ainda mais especial. À receita de sempre, juntei uma colher de sobremesa de maizena. E elas ficaram fofas, fofas. Uma delícia para os sentidos. Um pequeno-almoço perfeito de fim-de-semana. Fica, então, a nova receita preferida de panquecas. As mais deliciosas e fofas panquecas de banana ;)




Ingredientes

1 chávena (de chá) de farinha integral (usei 3/4 de farinha branca e 1/4 de farelo)

1 colher de sobremesa de farinha maizena
1 pitada de sal
1 ovo
1 chávena (de chá) de leite
1 banana madura 
esmagada
manteiga

Preparação

Misturar bem a farinha com o farelo, a maizena e a pitada de sal. Num outro recipiente, bater o leite com o ovo. Juntar a esta mistura as farinhas e envolver bem. Por último, adicionar a banana previamente esmagada com um garfo. Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar um bocadinho de manteiga. Colocar uma concha pequena de massa e deixar cozinhar mais ou menos 2 minutos de cada lado. Repetir a operação até acabar a massa. (Esta receita rendeu 9 panquecas). Servir simples ou com o que mais se gostar, como golden syrup, mel, amêndoas, doce de fruta ou manteiga de amendoim.

Bom Apetite!



11 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Com um pequeno almoço destes nem custa sair da cama. Estão com um aspecto óptimo. Nem preciso de me esforçar para lhes sentir o aroma. Já encontrei o menu do pequeno almoço de amanhã. Obrigada pela partilha.
Um bom início de fim de semana.
Bjs
Ana

life in paradise disse...

Hummm... que delícia Babette!!
E que boa maneira de começar o dia!!
Fiquei com vontade de fazer já amanhã!!
Beijinhos do Paraíso e bom fim de semana! *-*

Kátia Brito disse...

Olá,Babette!
Adoramos essas panquecas. ..Eu amo comê-las com uma mistura de açúcar e canela polvilhada sobre elas. .. A sua dica da adição de uma colher de Maizena é muito boa mesmo,e eu ,agora dica minha,costumo fazer com meus bolos também. ..Ficam muito mais leves e fofos!
Com essa mesa posta lindamente,como sempre, me inspirando a pensar no final de semana, me despeço com beijinhos e desejo que o de vocês seja maravilhoso,Katia.

Kátia Brito disse...

Olá,Babette!
Adoramos essas panquecas. ..Eu amo comê-las com uma mistura de açúcar e canela polvilhada sobre elas. .. A sua dica da adição de uma colher de Maizena é muito boa mesmo,e eu ,agora dica minha,costumo fazer com meus bolos também. ..Ficam muito mais leves e fofos!
Com essa mesa posta lindamente,como sempre, me inspirando a pensar no final de semana, me despeço com beijinhos e desejo que o de vocês seja maravilhoso,Katia.

Mar disse...

Eu acordo sempre com tanta fome, que nunca na vida que dava para fazer panquecas:) Digamos que sou o tipo de pessoa que só funciona bem depois de uma torrada e de uma chávena de café com leite.
A parte boa é que panquecas dá para fazer quando nos apetecer. Têm um quê de inesperado de que gosto muito.

Um beijo de bom fim-de-semana. Bons pequenos-almoços e lanches:)

Mar

Babette a festa de disse...

Ana,
Vai adorar começar o fds com estas panquecas!

Paraíso
Não deixes de experimentar já amanhã!
Babette

Babette a festa de disse...

Katia
Obrigada pela dica! Vou experimentar. O resultado da maisena nestas panquecas foi surpreendente.

Mar
As panquecas quando são ao pequeno almoço têm esse quê de sacrifício ;) É que eu acordo sempre com fome e tomo também logo o pequeno almoço. Mas os garotos merecem ;) e a espera compensa ;)
Um bj grande para ti

Babette

Receitas ao Desafio disse...

Mesmo perfeito, este pequeno-almoço! Acho que cá em casa também merecem igual... por isso, um dia destes... ;)
Um bom fim de semana!
Maria

Babette a festa de disse...

Todos merecem tenho a certeza ;)
Um bj Maria!
Babette

Claudia Matias disse...

Olá Babette Boa Tarde.
Conheci hoje seu blog e estou gostando bastante das suas receitas.
Adorei essas paquequinhas e logo mais farei com certeza.
Gostaria de saber se você encontra o Goldem Syrup aqui em Portugal?
Muito obrigada por partilhar suas receitinhas conosco.
Beijinhos
Claudia Matias

Babette a festa de disse...

Cláudia
Muito Obrigada pelas palavras.
Costumo comprar no supermercado do El corte ingles. Tem várias marcas mas o meu preferido é este quer pela textura como pelo sabor.
Babette