sexta-feira, 10 de abril de 2015

Panquecas Fofas de Banana e Maizena



É a receita de sempre. A preferida. A que eles pedem vezes sem conta. Todas as outras são boas, "mas as de banana são as melhores". Com Nutella, para o Diogo. Com mel, para o Rodrigo. Com manteiga de amendoim, doce de morango e gengibre ou golden syrup, para variar. Mas a versão do último domingo de panquecas foi ainda mais especial. À receita de sempre, juntei uma colher de sobremesa de maizena. E elas ficaram fofas, fofas. Uma delícia para os sentidos. Um pequeno-almoço perfeito de fim-de-semana. Fica, então, a nova receita preferida de panquecas. As mais deliciosas e fofas panquecas de banana ;)




Ingredientes

1 chávena (de chá) de farinha integral (usei 3/4 de farinha branca e 1/4 de farelo)

1 colher de sobremesa de farinha maizena
1 pitada de sal
1 ovo
1 chávena (de chá) de leite
1 banana madura 
esmagada
manteiga

Preparação

Misturar bem a farinha com o farelo, a maizena e a pitada de sal. Num outro recipiente, bater o leite com o ovo. Juntar a esta mistura as farinhas e envolver bem. Por último, adicionar a banana previamente esmagada com um garfo. Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar um bocadinho de manteiga. Colocar uma concha pequena de massa e deixar cozinhar mais ou menos 2 minutos de cada lado. Repetir a operação até acabar a massa. (Esta receita rendeu 9 panquecas). Servir simples ou com o que mais se gostar, como golden syrup, mel, amêndoas, doce de fruta ou manteiga de amendoim.

Bom Apetite!



11 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Com um pequeno almoço destes nem custa sair da cama. Estão com um aspecto óptimo. Nem preciso de me esforçar para lhes sentir o aroma. Já encontrei o menu do pequeno almoço de amanhã. Obrigada pela partilha.
Um bom início de fim de semana.
Bjs
Ana

A Vida no Paraíso disse...

Hummm... que delícia Babette!!
E que boa maneira de começar o dia!!
Fiquei com vontade de fazer já amanhã!!
Beijinhos do Paraíso e bom fim de semana! *-*

Katiakatola disse...

Olá,Babette!
Adoramos essas panquecas. ..Eu amo comê-las com uma mistura de açúcar e canela polvilhada sobre elas. .. A sua dica da adição de uma colher de Maizena é muito boa mesmo,e eu ,agora dica minha,costumo fazer com meus bolos também. ..Ficam muito mais leves e fofos!
Com essa mesa posta lindamente,como sempre, me inspirando a pensar no final de semana, me despeço com beijinhos e desejo que o de vocês seja maravilhoso,Katia.

Katiakatola disse...

Olá,Babette!
Adoramos essas panquecas. ..Eu amo comê-las com uma mistura de açúcar e canela polvilhada sobre elas. .. A sua dica da adição de uma colher de Maizena é muito boa mesmo,e eu ,agora dica minha,costumo fazer com meus bolos também. ..Ficam muito mais leves e fofos!
Com essa mesa posta lindamente,como sempre, me inspirando a pensar no final de semana, me despeço com beijinhos e desejo que o de vocês seja maravilhoso,Katia.

Mar disse...

Eu acordo sempre com tanta fome, que nunca na vida que dava para fazer panquecas:) Digamos que sou o tipo de pessoa que só funciona bem depois de uma torrada e de uma chávena de café com leite.
A parte boa é que panquecas dá para fazer quando nos apetecer. Têm um quê de inesperado de que gosto muito.

Um beijo de bom fim-de-semana. Bons pequenos-almoços e lanches:)

Mar

Unknown disse...

Ana,
Vai adorar começar o fds com estas panquecas!

Paraíso
Não deixes de experimentar já amanhã!
Babette

Unknown disse...

Katia
Obrigada pela dica! Vou experimentar. O resultado da maisena nestas panquecas foi surpreendente.

Mar
As panquecas quando são ao pequeno almoço têm esse quê de sacrifício ;) É que eu acordo sempre com fome e tomo também logo o pequeno almoço. Mas os garotos merecem ;) e a espera compensa ;)
Um bj grande para ti

Babette

Receitas ao Desafio disse...

Mesmo perfeito, este pequeno-almoço! Acho que cá em casa também merecem igual... por isso, um dia destes... ;)
Um bom fim de semana!
Maria

Unknown disse...

Todos merecem tenho a certeza ;)
Um bj Maria!
Babette

Unknown disse...

Olá Babette Boa Tarde.
Conheci hoje seu blog e estou gostando bastante das suas receitas.
Adorei essas paquequinhas e logo mais farei com certeza.
Gostaria de saber se você encontra o Goldem Syrup aqui em Portugal?
Muito obrigada por partilhar suas receitinhas conosco.
Beijinhos
Claudia Matias

Unknown disse...

Cláudia
Muito Obrigada pelas palavras.
Costumo comprar no supermercado do El corte ingles. Tem várias marcas mas o meu preferido é este quer pela textura como pelo sabor.
Babette