segunda-feira, 16 de março de 2015

Doce de Abóbora com Laranja



Não resisto a um bom doce para barrar o pão, para comer com bolo de iogurte ou a acompanhar um bom queijo. O pequeno-almoço nem é o mesmo, se não houver uma colher de doce a acompanhar... Esta compota ficou deliciosa. Uma combinação nada desconhecida de sabores, mas aqui realçada pela maior quantidade de laranja utilizada. O aroma a canela e laranja é inebriante e o sabor persiste mesmo depois de bem guardada nos frascos próprios. Vale a pena experimentar!...

Ingredientes

2 Kg de abóbora, peso já descascada e limpa de sementes, partida em cubos de 2 cms
1 Kg de açúcar branco
200 gr de açúcar amarelo
2 paus de canela
a casca de uma laranja inteira (só o vidrado da casca e não a parte branca, que só iria amargar o doce)

Preparação

Levar a abóbora envolvida no açúcar ao lume, num tacho largo. Juntar os paus de canela e a casca da laranja. Deixar ferver até obter um ponto estrada  (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 45 minutos a 1 hora. Retirar do lume e retirar os paus da canela e metade da casca de laranja. Deixar a restante casca e passar tudo com a varinha mágica, mais ou menos grosseiramente, conforme o gosto. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.



Bom Apetite! 



11 comentários:

Diogo Marques disse...

Adoro doce de abóbora e com a laranja ganha um sabor ainda mais intenso :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Maria disse...

Fiz em tempos uma idêntica, só que levava casca de lima em vez de laranja. Na hora de passar com a varinha mágica, esqueci-me da casca da lima, que tinha intenção de retirar, e lá ficou tudo passadinho. Ficou maravilhosa mesmo assim :)

O Cantinho dos Gulosos disse...

experimentava sim :D barrar em bolachas ou no pão...tão bom


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Também adoro fazer e comer doces. Costumo dizer que, para mim, fazer uma compota serve de terapia. A receita do meu doce de abóbora é praticamente igual, com duas pequenas diferenças, costumo pôr raspa de laranja e deixo-o todos os ingredientes em repouso algum tempo, antes de levar a panela ao lume e coloco os doces nos frascos, que tiro do forno ainda quentes, e fecho-os imediatamente. Tenho doces/compotas que duram mais de um ano, pois os frascos ganham vácuo.
Uma boa semana.
Bjs
Ana

Anónimo disse...

Olá Babette,

Estas cores são de Verão! Para espantar o Inverno. Afinal de contas, a Primavera está aí à porta.

Também gosto muito de doce de abóbora com laranja mas, costumo pôr o sumo, não a casca.

Fiquei interessada no molho do post anterior. Prevejo um peixe grelhado com o molho a acompanhar.

Pequenos/grandes detalhes não é assim?

A prova provada de que a felicidade se faz com pouco e que passa muito por isto de fazer o jantar todos os dias. Como eu fico feliz pelo meu N. de olhos verdes comer com gosto e elogiar o que lhe preparei!

Obrigada pela partilha!

Um beijo do Sul,

Sandra Martins

Unknown disse...

Diogo,
Isso mesmo. Ficou tão boa. Ainda hoje foi o meu pq almoço.

Maria,
Muitas das grandes invenções nascem de acasos ;)

Cantinho,
É mesmo para gulosos ;)

Babette

Unknown disse...

Ana
Vou experimentar essa dica do repouso... Faço com alguns dos doces mas neste não. E de facto demorou um pouco mais a atingir o ponto. Quanto aos frascos esterilizados sou como a Mar: Faço pouca quantidade, como muita e ofereço também. Não chega a estragar! Mas fica a fórmula para se vier a fazer mais quantidades. Obrigada

Sandra,
É mesmo uma combinação vencedora não é? E sim, traz alegria e cor à mesa ;)

beijos

Babette

Mar disse...

Uma conjugação boa de aromas, esta. Por aqui, o doce de abóbora é departamento da Né. Daí nunca ter feito. Mas quando quiser fazer, venho aqui buscar esta versão:)

Um beijo.

Mar

Unknown disse...

Pode ser que vá a tempo de levares um frasquinho desta... Está guardada ;)
Bj
Babette

Unknown disse...

Meu nome é Maria Helena de Abreu, poderia me explicar o que varinha mágica, adoro receitas boas como esta. Obrigada pela atenção

Unknown disse...

Fizmas o meu ganhou bolor nao sei porque alguem sabe dizer obrigado