segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Risotto de Grelos com Rosé e Amêndoas





O inverno gosta de risottos encorpados. Ricos em textura e em sabor. Este brilhou pela sua simplicidade mas também pela combinação um pouco inusitada de sabores. Grelos, rosé e amêndoas torradas. Sabem o que vos digo? Perfeito!...

Ingredientes

1 copo pequeno de arroz para risotto (arborio ou carnaroli)
1 molho pequeno de grelos previamente cozidos, em água com um pouco de sal por 10 minutos 
1 dente de alho
manteiga (2 colheres de sobremesa)
azeite
água de cozer os grelos (1/2 litro)
1 copo pequeno de vinho rosé
queijo Parmesão

amêndoas torradas

Preparação

Num tacho largo, colocar o alho picado, um fio de azeite e uma colher de sobremesa de manteiga. Quando aquecer, adicionar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho rosé e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, o caldo (quente) de cozer os grelos, a que se juntou previamente os grelos cozidos, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Repetir a operação até que o caldo acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 minutos). Depois de pronto, e já fora do lume, juntar queijo Parmesão ralado na hora, a gosto, mais uma colher de sobremesa de manteiga e envolver bem. Deixar tapado por uns minutos antes de servir, polvilhado generosamente com amêndoas torradas.


Bom Apetite!



7 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

adoro risotto, que cor boa adorei.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Já sei qual vai ser o fim de parte de molho de grelos que está ali à espera que a água ferva para ir para a panela. Que bom aspecto. ótima maneira de começar a semana. Obrigada.
Uma boa semana.
Bjs
Ana

Ana disse...

Olá, Babette.
Acabei de fazer uma família feliz. Aprovado! ;). mais uma vez, obrigada pela partilha tão bem explicada. As amêndoas torradas dão-lhe um toque especial.
Bjs
Ana

Babette disse...

Cantinho dos Gulosos,
É bonito e bom ;)

Ana,
Fiquei tão feliz ;) Às vezes penso que este sítio não é mais do que o meu repositório de receitas. Assim, para minha memória futura e pouco mais. Fico feliz por ter ajudado a fazer uma família mais feliz nem que seja só um bocadinho ;)
Obrigada!

Beijo
Babette

Anónimo disse...

A festa de Babette é muito mais do que um repositório de receitas ;)

Boa semana à Babette e
a todos os que aqui passam

Tulipa

Mar disse...

Como eu gosto de risotto. Tu sabes bem. Creio que foi a primeira comida que fiz para ti, quando estiveram cá em casa. E fatias douradas. Ainda este fim-de-semana fiz essas duas coisas. O meu risotto preferido, de abóbora com bastante pimenta preta e as tais fatias quentinhas.
Ficou muito lindo, o teu risotto. A absorver um dos verdes da época. Tenta também com espigos, se quiseres.

Um beijo.

Mar

Unknown disse...

Tulipa,
Obrigada pelo carinho...

Mar,
Que bonito recordar o primeiro almoço na vossa casa. Comprovei nessa altura que a tua comida tem tanto de bonita como de saborosa. Harmoniosa ;)
Estou a ter uma semana daquelas... Quase sem respirar! Há dias assim ;)
Bj
Babette