segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pescada com Molho de Tomate e Vinho do Porto




Este é um prato de conforto. Um molho que faz toda a diferença e torna qualquer prato saboroso e de chorar por mais. Um molho encorpado e muito especial, que combinou perfeitamente com as lascas da pescada fresca. Acompanhei com linguine, que beneficiou também da delícia que é este molho de tomate com Vinho do Porto ;)

Ingredientes

4 postas de pescada fresca
1 cebola
1 dente de alho
azeite
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado
sal, pimenta
1 gole de vinho branco
4 nozinhas de manteiga
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
um raminho de salsa

Preparação

Com a antecedência de uma ou duas horas, temperar as postas de pescada com sal e pimenta. Entretanto, picar uma cebola e um dente de alho muito picadinhos. Levar ao lume com um fio de azeite e deixar alourar por uns minutos. Juntar o tomate também bem picado e a folha de louro e deixar cozinhar por uns minutos. Colocar o vinho branco e deixar evaporar um pouco. Temperar com sal, a gosto. Retirar a folha de louro. Numa assadeira, colocar o molho de tomate e colocar por cima as postas de pescada. Colocar uma nozinha de manteiga sobre cada posta e levar ao forno, previamente aquecido nos 180ºC, por 20 minutos. Regar o peixe com o molho, uma ou duas vezes durante o tempo de cozedura. Retirar depois as postas de pescada, que se devem manter num local quente. Voltar a levar o molho de tomate ao lume, para reduzir um pouco (entretanto terá recebido os sucos que se libertam do peixe a cozinhar) e adicionar o Vinho do Porto. Apura mais um minuto e já está. Polvilhar com salsa picada e servir sobre a pescada. Acompanhar com linguine cozido, gnochhi ou puré de batata.

Bom Apetite!




6 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Vou cozinhar pescada. E já me apropriei desta receita para o almoço. As imagens são tão sugestivas, que me abriram o apetite. Depois, conto como correu.
Obrigada.
Uma ótima semana.
Bjs
Ana

Ana disse...

Babette, voltei só para confirmar o que já avinhava. A pescada ficou muito saborosa. Suculenta. O meu Zé H. Foi satisfeito e reconfortado. Eu fiquei feliz. Obrigada.
Bjs
Ana

Diogo Marques disse...

Com esse molho apetece mesmo comer pescada :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Unknown disse...

Ana,
Fico tão feliz por saber! Que bom que a Ana e o seu Zé gostaram deste molho tão saboroso. Um beijo e obrigada pelo carinho.

Diogo,
Assim o peixe não é problema ;)

Babette

Mar disse...

Engraçado, que quando éramos crianças, as postas de pescada que as mães nos punham à frente, se transformavam num alvo preferencial dos nossos ódios culinários:) Uma das muitas ironias de crescermos é passarmos a gostar de coisas de que não gostávamos nem um pouco.

De certeza que os teus miúdos terão gostado desta versão com molho de tomate e vinho do Porto. De certeza que sim.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Mar,
Este molho (e a massa a acompanhar) fizeram os meninos bem felizes ;) É uma receita mesmo deliciosa. Nada dessa imagem do nosso ar desconsolado diante de uma posta de pescada ;)

Susana,
Experimente!

Babette