sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Bolo de Iogurte com Baunilha e Tangerina



Há bolos que são como redes. Tapetes básicos a qualquer chão. Que permitem as variações que se quiserem. Perceber como funciona o nosso bolo básico de iogurte é fundamental para conseguir o equilíbrio e as tais variações felizes em torno dele. Este foi assim. Queria muito que fosse de iogurte. Que levasse sumo e raspa das tangerinas perfumadas oferecidas por uma amiga. Que tivesse baunilha e que fizesse brilhar os ovos caseiros que outra mão amiga me ofereceu. Estava feito mais um bolo de fim-de-semana. Perfumado e distribuído entre sorrisos francos...



Ingredientes

1 iogurte natural
4 ovos
1 copo de iogurte de sumo de tangerina (usei umas 7 ou 8)
raspas da casca de 4 tangerinas
2 copos de iogurte de açúcar
4 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte de óleo
1 colher de café de extracto de baunilha
1 colher de chá de fermento
manteiga e farinha para untar a forma (usei desmoldante)

Preparação

Espremer o sumo das tangerinas e raspar a casca de 4 delas. Bater muito bem os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o iogurte e bater mais um pouco. Adicionar depois o óleo, a farinha, a baunilha, o sumo e as raspas das tangerinas e bater a massa até estar bem homogénea. No final, juntar o fermento e envolver. Untar uma forma de buraco, verter a massa e levar ao forno médio, nos 170ºC, por 35 a 40 minutos.

Bom Apetite!



11 comentários:

Miss Smile disse...

Que bonito que ficou! Com ingredientes caseiros, oferecidos com amizade e um bolo confecionado com carinho... o resultado não podia ser outro!

Ana disse...

Boa tarde, Babette.
Cada vez mais me convenço que cozinhar é um acto de amor. O bolo está com um aspecto delicioso, mas, de certeza, que ainda soube melhor pelos ingredientes oferecidos com carinho.
Um bom fim de semana.
Bjs
Ana

Unknown disse...

Miss Smile e Ana,
Julgo que sim, que os ingredientes especiais ajudaram a um bolo melhor. Isso e o carinho com que foi feito.
Babette

Mar disse...

Gosto mesmo de ver que te converteste à versatilidade dos bolos de iogurte. Parece que me estou a ler no teu post, apesar de sermos diferentes numa série de aspectos.
Os dois bolos de aniversário que fiz para o meu filho tiveram esta base. Como acontece todos os anos, algumas mães vêm pedir a receita como se fosse algo de muito especial. Ficam sempre surpreendidas por ser bolo de iogurte com mais coisas.
O princípio less is more, aplicado a bolos de aniversário e dos outros dias todos. Gosto desse espírito. E também deste jogo entre tangerinas e baunilha.

Um beijo de bom fim-de-semana.

Mar

Babette disse...

Mar,
Uma das coisas que aprendi contigo... É uma base segura. E apesar de sim, de ser uma base diferente da tua. Que bom que o Antonio teve direito a bolos destes. Vou ver se faço este fim-de-semana o de chocolate com raspas de laranja... ando há demaisados dias a pensar nele ;) o bom das amizades também é estas partilhas saborosas e as influências que vêm por bem.
Mais beijos :)
BAbette

Inês Ginja disse...

Eu adoro fazer bolos e receitas novas, mas depois há aquele conforto dos bolos de sempre, dum pão de ló e de um bolo de iogurte, e é a eles que recorro tantas vezes para conforto em domingos de folga e lanches caseiros.
Tão bom com os ovinhos caseiros e o perfume das tangerinas.
Um beijinho.

Babette disse...

Inês
Isso mesmo. Estes bolos parece que cumprem um outro objectivo. Gosto do desafio de uma receita nova, mas também do conforto dos bolos repetidos. Da certeza dos seus sabores simples.
Um grande beijo ginja ,)
Babette

Priscila Schulz disse...

Que bolo gostoso... Tenho feito alguns bolos de iogurte, agora falta testar com a Tangerina... fiquei com vontade.

Beijos, fica com Deus
Pri
http://www.receitaesperta.com.br/

Babette disse...

Priscila,
Fica especialmente aromático. Vai gostar ;)
Com carinho.
Babette

Ilídia disse...

Faço muitas vezes este bolo. Quase sempre a versão original, depurada, a preferida dos meus rapazes. Mas já tentei (e com sucesso) outras variantes, com especiarias. Muito bom, o bolo de iogurte da Mar :)

Um beijo,

Ilídia

Unknown disse...

Faço mil variações deste bolo. Tenho feito menos vezes a versão simples. Há tanto para explorar ;)
Um beijo de bom domingo
Babette