sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Folhado de Salmão com Agriões





Uma opção muito rica em ómegas 3: salmão (selvagem) com agriões biológicos da minha D.ª Alda ;) A capa de massa folhada dá-lhe um aspecto de festa e o sabor é surpreendentemente equilibrado e feliz. Bom ter experimentado esta versão, com a massa folhada que estava quase esquecida no frigorífico. Foi um almoço de domingo, a que se seguiu uma tarde no cinema, com a pequenada. Também dessas coisas se fazem os domingos!...




Ingredientes


4 filetes de salmão (selvagem)

2 colheres de sopa cheias de queijo creme
1 molho de agriões
sal, pimenta, sumo de limão
1 embalagem rectangular de massa folhada (uso do Lidl)

Preparação

Pré-aquecer o forno nos 200ºC.  Lavar muito bem os agriões e picá-los com uma faca. Colocar numa taça e adicionar o queijo creme. Mexer bem com um garfo, até obter uma pasta homogénea. Temperar com um pouco de sal e pimenta e reservar. Com papel de cozinha, retirar o excesso de humidade dos filetes. Temperá-los com um pouco de sal e limão. Cortar ao meio a placa de massa folhada. Numa das metades, colocar um filete de peixe e, por cima, metade da pasta de agriões. Colocar por cima o outro filete e pressionar com as mãos. Fechar a massa sobre os filetes, como se fosse um embrulho. Voltar para baixo a parte que fica com a dobra, para não ficar à vista. Unir bem as bordas da massa e pressionar com um garfo, para que não abra durante a cozedura. Repetir o procedimento com os restantes dois filetes e a restante massa folhada. Levar ao forno sobre uma folha de papel vegetal, por 25 a 30 minutos. Servir com arroz inglês e salsa e uma boa salada verde.

Bom Apetite!




8 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Mas que aspeto fantástico!

Anónimo disse...

Ficam deliciosos, de certeza! Já experimentei receita parecida, mas com espinafres. Tinha uns restos de espinafres congelados, lombos de salmão e massa folhada... fiz também a 'pasta' de espinafres com queijo creme. E é um prato surpreendentemente elegante... faz-se um brilharete com muito pouco, afinal.

Um abraço da Marta cada vez menos envergonhada ;)

Su Delícia disse...

que aspecto maravilhoso!
Bejinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Ana disse...

Tem os ingredientes certos para ser uma ótima receita e o aspecto não deixa margem para dúvidas.
Bom fim de semana, retemperador e com boas receitas.
Bjs Ana

Babette disse...

Susy e Susana,
E é também delicioso!

Marta agora menos envergonhada,
Isso mesmo!Simples e tão vistoso. A melhor das combinações ;)
Gosto que ande por aqui ;)

Ana,
É muito simples e fica mesmo bem.
Obrigada também por andar aqui ;)

Babette

Katiakatola disse...

Olá, Babette,boa tarde!
Estou sempre visitando seu cantinho e me encantando com suas mesas e serviços. .. Tens muito bom gosto e uma maneira muito carinhosa em lidar com a comida,isso me encanta!
A receita de hoje parece maravilhosa e prática, muito bom nos dias corridos de hoje,vou fazer pois meu trio e marido adoram salmão e massa folhada.
Tenha um lindo e muito feliz final de semana,beijinhos, Katia.
PS: Não pude deixar de notar as castanhas à mesa,amo!

Mar disse...

Coisas de domingo. Comida e mesa. Tudo com mais calma e mais respirar. Tudo o que nos fizer bem, no fundo. E os domingos são dias que nos fazem bem. Intercalares em que nos concedemos tempo.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Kátia,
Que comentário lindo ;) Obrigada pelas palavras carinhosas. E sim, eram castanhas à mesa, um motivo bem outonal!

Mar,
Mesmo (ou sobretudo?) quando somos esmagados por dias cheias, é libertador pensar nos domingos!
Boa semana!

Babette