segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Sequência de Domingo e Spaghetti com Bacon e Mozzarella





É assim, a sequência de domingo. A hora de levantar é sempre a que se quiser. A que o corpo pedir. Mais um pouco se houver chuva lá fora e frio a espreitar pelo quente do cobertor. O pequeno-almoço vem logo a seguir, que eu acordo sempre com fome. Música a tocar na sala e, na cozinha, sumo de laranja, pão, café e o mais que apetecer. Todos à mesa, é tempo para conversar com calma. A manhã é, depois, para o que for. Para ler, para andar um pouco sem rumo pela internet, para acompanhar trabalhos da escola dos meninos, para saborear o tempo que é de casa. No nosso casulo. Entretanto, penso no almoço. Começo quase sempre por pôr a mesa. Especialmente bonita para esse dia. Dióspiros que hão-de ser a sobremesa para três (que o Rodrigo prefere sempre banana ou maçã), a travessa onde vou servir o prato principal, os pratos e os copos para esse dia. Decido pela ausência de toalha e por folhas verdes para pôr o pão. E então, massa a cozer em água bem quente, uma bola de queijo mozzarella cortada em cubinhos, folhas tenras de manjericão e bacon a tostar na frigideira. Em menos de um nada, o almoço está servido. E somos outra vez todos à mesa, juntos, a poder saborear um pouco mais da vida... 

 


Ingredientes

250 gr de spaghetti (usei da marca garofalo)
50 gr de bacon fumado 
azeite
sal e pimenta
200 gr de tomate frito
folhas de manjericão fresco
1 bola de mozzarella fresca

Preparação

Numa frigideira, saltear em lume brando o bacon em cubinhos. Juntar o tomate frito e temperar com um pouco de sal e pimenta. Adicionar umas 6 folhinhas de manjericão picadas e deixar apurar o molho por uns minutos mais. Desligar. Cortar a mozzarella e colocar por cima do molho de tomate. Reservar. Entretanto, cozer a massa em água a ferver com um pouco de sal, seguindo as indicações da embalagem e de forma a ficar al dente. Escorrer a massa, guardando um pouco da água da cozedura. Voltar a colocar a massa no tacho onde cozeu, adicionar o molho de tomate e envolver energicamente. Servir de imediato, polvilhada com mais folhinhas de manjericão.

Bom Apetite!




11 comentários:

Ana disse...

Realmente, grande parte das nossas vidas são passadas à volta de uma mesa. Então, que seja uma mesa bonita, com travessas (lindas de morrer!) e recheadas de coisas saborosas, preparadas com muito carinho. De certeza, que este domingo renovou as energias para mais uma semana.
Boa semana.
Bjs Ana
P.S. O meu jantar de domingo também foi saboroso, vim aqui buscar a receita do bolo de dióspiro e foi um sucesso.

Diogo Marques disse...

Ficou com um aspecto mesmo rústico e delicioso :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Minutos com os tachos disse...

Um domingo perfeito!!!

Anónimo disse...

Olá Babette. Tenho andado um pouco arredada, é certo. Vemos tanta beleza nestes posts magníficos que ficamos sempre com pena de não deixar uma palavrinha aqui e ali. Nem sempre se pode. De há tempos para cá tem sido assim. Este ano leciono apenas secundário, por opção, e estou com três níveis de ensino. Um ano que me tem afastado um pouco do blogue e de muitas cozinhas, com muito pesar.
Obrigada pela tua visita tão carinhosa, um adeus de longe que saiu desta mesa tão bonita, acarinhada por um domingo lânguido dedicado à família e aos pequenos prazeres.
Um abraço.
Patrícia (foodwithameaning)

Mar disse...

Tu sabes como têm sido estes últimos dias. E um dos danos colaterais é não conseguir sentir o sabor, o aroma. A febre acalmou um pouco, felizmente. E acho que o meu apetite voltou um bocadinho, só de olhar para este spaghetti. Faço deste género muitas e muitas vezes, que adoro a simplicidade de execução e a maneira como os sabores se juntam e fazem sentido.

Um beijo.

Mar

Unknown disse...

Ana,
Nem imagina como este domingo foi necessário. Tive uma semana demasiado cheia a entrar pelo sábado dentro e a começar no domingo ao noite. Por isso foi importante estar no casulo. Que bom que o bolo agradou!

Diogo e Minutos com os tachos,
Bom e bonito, uma excelente combinação!

Patrícia,
tenho sofrido do mesmo. o tempo parece que escorrega pelos dedos. Obrigada pelas palavras carinhosas.

Mar
Ainda bem que estás um pouco melhor. Queria poder levar-te um prato de massa. E desejo as melhoras rápidas...

Babette

António Je. Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
António Batalha.
Aproveito para desejar um Natal muito Feliz.

Unknown disse...

António,
Obrigada. Tudo de bom para si também.

Anónimo disse...

Olá :)
Antes de mais parabéns pelo seu blog. As suas receitas são simples mas muito deliciosas. Já tive o prazer de experimentar algumas delas. Nesta receita, tenho uma duvida. Como fez o tomate frito? Já se compra assim?
Mónica.F.

Unknown disse...

Olá Mónica.
É comida do dia a dia, a minha :-)
compro o tomate frito sim. São umas embalagens tetrapack. Costumo comprar no el corte ingles da marca aliada. Mas há na maior parte dos supermercados, marcas como a compal ou assim.
Obrigada pelas suas palavras
Babette

Telita disse...

Que deliciosa sugestão.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook