sexta-feira, 25 de abril de 2014

Chá e Sushi











Chá, sushi e muito mais. Eu, que adoro peixe e arroz, vim de lá satisfeita! E foi a primeira vez que vim de uma viagem só com saudades da nossa sopa. Neste regresso não senti a falta do arroz. Pelo contrário, lá é comido a toda à hora: ao pequeno-almoço, às refeições principais, como snack a qualquer hora do dia, enrolado em algas secas com uma forma triangular. Arroz sempre! 

As experiências de sushi foram deliciosas. Desta vez não nos deixámos guiar pelas inúmeras referências dos guias de viagem. Por intuição, parámos aqui e ali, onde observávamos japoneses satisfeitos e azáfama nas cozinhas. E assim, jantámos em Kyoto num sushi bar memorável, daqueles com os pratinhos de sushi a passar por nós em tapetes rolantes e em Tóquio num pequeno restaurante junto ao mercado de peixe (que é só o maior mercado de peixe do mundo), que nos obrigou a comunicar por gestos mas com um resultado final fresco e delicioso. A sopa de noodles com carne, peixe ou tempura foi outra das boas surpresas. Comemos sempre bem, com variedade e muitos vegetais. 

A arte de servir o chá é outro dos aspectos a realçar. Rituais cerimoniosos, cuidados, demorados. Julgo que tem muito a ver também com a tal gentileza e afabilidade deste povo. Para simbolizar a humildade e simplicidade desta bebida, as taças em que se servem devem ser toscas e de cores que representem a terra. O elogio ao que é verdadeiro e simples. Muito belo.

Por último, uma referência aos cheiros e às cores dos mercados e das lojas de doces que aparecem a cada esquina. Uma profusão inesquecível!...

Sayonara, Japão!









7 comentários:

inês do crasto disse...

Que bom, uma viagem que sempre quis fazer! O Japão deve ser mesmo incrível. E ainda por cima chá e sushi são os meus dois vícios "culinários" preferidos!
Beijinhos e bom regresso :)

Mar disse...

Olá Babette:

Sabes que, durante anos, não comia sushi nem nada que se parecesse. Dez anos, mais exactamente. Uma pena enorme, porque depois de ter ido ao Ichiban, é uma das coisas que me apetece com aquele carácter imediato:)
Foi o que aconteceu ao ver estas tuas imagens. Comprei há uns tempos um livro de cozinha japonesa. Uma gastronomia que vai tão para lá do sushi e sashimi. E hoje vou fazer "tataki" de salmão, inspirada nesse livro. A ver se corre bem, que vai ser a primeira vez nestas preparações orientais:)

Um beijo. Obrigada pela partilha desta viagem.

Mar

Babette disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Ferraz disse...

Que viagem fascinante! Sou completamente fã de sushi e de chá!
Adoro todo o seu ritual de preparação de chá e ando fascinada com o machta e a forma como eles o fazem, com aquele objeto cujo nome não faço ideia, que só me faz lembrar um pincel da barba :D
Beijinhos e bom regresso!

Ilídia disse...

Querida Babete,

gostei tanto destes fragmentos da tua viagem ao Japão :) Que país especial! Flores, pessoas, comida, tudo tão cuidado! Gostei muito da elegância das pessoas do post anterior. E ando cada vez mais viciada em comida japonesa, principalmente agora que tenho um take away muito bom perto de casa. Já se tornou um hábito chegar do trabalho e comer sushi :)Por isso, acho que deves imaginar o efeito destas imagens :)

Um beijo,

Ilídia

Babette disse...

Inês,
Um país maravilhoso! Onde se come mesmo bem!
Obrigada.

Mar,
Espero que esse tataki tenha sido um sucesso ;) E sim, a gastronomia japonesa é muito rica. Mas há elementos predominantes. Muito arroz e muito peixe serão alguns desses denominadores comuns. Vim viciada naqueles "onigiri", uns triângulos de arroz recheados com peixe ou fruta e legumes e envoltos em alga. Que delícia!...
Gostei de registar as memórias desta viagem. Para eu própria poder recordar, daqui a nada...

Vera,
Parece um batedor de varas pequenino, não é? Adorei conhecer um pouco mais desta cultura milenar!

Ilídia,
Foi de facto uma viagem especial. Pela diferença mas também pelo que há de universal em todas as culturas. A comida é um detalhe importante ;) deliciosa! Há uns 15 anos fui com os meus pais e irmã À China. Nós que na altura gostávamos tanto de comida chinesa ficámos desiludidas! A comida não se parecia nem de longe nem de perto com o que estávamos habituadas. Lembro-me que o que melhor nos soube foi um punhado de amendoins!

Um beijo a todas

Babette

Anónimo disse...

Olá Babette,

Desde o primeiro post até este, acho que o que se salienta é a côr!

Muita côr!

O sushi dispenso. Não consigo gostar.

Já dei várias oportunidades e não me convence.

Agora a cerimónia do chá, gostava imenso de ver. Deve ser muito especial!

Um beijo do Sul, no início de mais uma semana com feriado!

Sandra Martins

PS - A referência ao pequeno - almoço no blogue da Mar foi para dizer que, poderá chegar uma encomenda para tornar ainda mais especial essa refeição, já de si tão apreciada aí na "casa branca"!