segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Lombinho de Porco com Crosta de Alheira e Batatinhas no Forno



Um prato muito saboroso, este. De Inverno, que aconchega e conforta. Uma maneira diferente de comer lombinhos de porco, que ficará tanto melhor quanto a qualidade das alheiras utilizadas. Para repetir em breve, de tão bom que ficou...


Ingredientes

1 lombinho de porco com cerca de 500 gr
sal
pimenta
1 dente de alho 
noz-moscada
1 folha de louro
massa de pimentão
vinho branco
tomilho
azeite
1 cebola às rodelas
2 alheiras  médias (caseiras)
pão ralado, q.b.

batatinhas q.b.
flor de sal
azeite
salsa

Preparação

Cerca de 2 horas antes de cozinhar o lombinho, temperá-lo com um pouco de sal, pimenta, 1 alho picado, noz-moscada, 1 folha de louro, 1 colher de chá de massa de pimentão, um gole de vinho branco e tomilho picado. Deixar tomar gosto. Num tacho largo, colocar um fio de azeite e uma cebola partida às rodelas. Colocar o lombinho sobre essa cama de cebola e levar a cozinhar, em lume brando, por cerca de 40 a 45 minutos. Virar a carne a meio do tempo, para cozinhar uniformemente. Se necessário, ir juntando um pouco de vinho branco misturado com água, para que a carne fique sempre com molho. Retirar o lombinho e deixar arrefecer. Tirar a pele às alheiras e esmagar bem com um garfo. Com a ajuda de um pouco de pão ralado, colocar as alheiras sobre o lombinho, moldando -as sob a forma de uma crosta homogénea e uniforme. Utilizar mais um pouco de pão ralado para ajudar a moldar bem o lombinho, pressionando com as mãos ao seu redor. Entretanto, cozer as batatinhas em água (sem sal) por uns 10 minutos. Escorrer. Colocar o lombinho na assadeira e, ao redor, as batatinhas. Colocar um pouco de flor de sal nas batatinhas, salsa picada e um fio de azeite.  Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por 30 a 40 minutos, até que a crosta de alheira fique bem tostada. Acompanhar com as batatinhas assadas, esparregado de espinafre e cenourinhas à algarvia.

Bom Apetite!


imagem antes de ir ao forno

8 comentários:

Anónimo disse...

Babette,

Um encanto de sugestão!

Bravo...

Mar disse...

O Vasco acabou de me pedir para fazer:) Queres melhor argumento? Nestes domínios, acabo por fazer tudo o que ele quer. Nos outros, nem por isso:) Uma parte da piada está (também) aí, não é?
As fotografias dão vontade de comer:)

Um beijo de boa semana!

Mar

Ilídia disse...

O tal lombo :) Tenho de o fazer para o meu marido! Pelos vistos os homens todos o cobiçam ;) Um prato masculino, este lombo.

Um beijo,
Ilídia

Babette disse...

Mar e Ilídia,
Um pouco masculino, este prato saboroso ;) Concordo. Forte nos sabores mas muito tentador ;)
Babette

Bombom disse...

Cá em casa apreciamos o Lombinho Assado no forno, mas esta receita torna-o num prato de grande requinte, além de muito saboroso. O difícil é encontrar as Alheiras caseiras aqui em Lisboa e arredores!
Mas logo que consiga, quero experimentar. Obrigada por partilhares. Bjs. Bombom

Babette disse...

Bombom,
Um lombinho com roupa de festa, isso mesmo. Sei que a minha tia de Lisboa gostava de comprar as alheiras na Manteigaria Silva. Não sendo iguais às da sua terra (Mirandela!), eram aproximações bastante honestas ;)

Babette

TCC disse...

Este foi o almoço, de domingo, lá em casa.
Já perdi a conta das receitas que já fiz deste blog, acho que ainda nenhuma me desiludiu.
Muito obrigada Babette

Moira disse...

Deliciosa sugestão que deve ficar muito bem com as minhas alheiras caseirinhas :)