quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Spaghetti com Picadinho de Beringela e Cogumelos



As crianças e os legumes... Na sopa comem-nos muito bem, mas tudo o resto é um verdadeiro martírio. Ora porque "não gosto de cebola", "nem de tomate", "muito menos de beringela e outros que tais". Às vezes (ainda) cedo à tentação de fazer pratos diferentes para adultos e crianças, ou então de andar a semana toda a almôndegas, filetes de pescada e massa à bolonhesa, mas confesso que começo a estar cansada!... E por isso tentei disfarçar esta massa vegetariana com um picadinho muito fino dos legumes. A meio descobriram a façanha, mas no início correu mesmo muito bem!...

Ingredientes

1 beringela pequena
4 cogumelos biológicos grandes
1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite, sal, pimenta
molho de tomate caseiro
spaghetti
oregãos secos
queijo ralado grana padana

Preparação

Picar, o mais fininho que se conseguir (dica para pais com crianças avessas a legumes), uma cebola, um dente de alho, uma beringela e os cogumelos. Numa frigideira, refogar a cebola e o alho no azeite. Juntar depois a beringela e os cogumelos picados e deixar saltear por uns 5 minutos. Adicionar então o molho de tomate, a gosto, e temperar com sal, pimenta e oregãos. Entretanto, cozer a massa em água e sal, escorrendo-as de seguida, mas guardando um pouco a água da cozedura. Envolver a massa nos legumes, adicionando um pouco da água da cozedura, se necessário. Polvilhar com mais um pouco de oregãos. Servir com queijo grana padana ralado e rezar para que as crianças não desconfiem dos ingredientes!...

Bom Apetite!

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Babette!

Gostei muito da sugestão porque, por vezes, não são só as crianças a torcer o nariz aos legumes e, além disso, uma refeição sem carne ou peixe também é muito bom!

Embora sem acreditar que a Babette se recorde de eu ter dito que, faria a compota de maçã com cardamomo, aproveito para dizer que fiz e ficou deliciosa!

Lá em casa ficou aprovadissima e o Natal está á porta...

Mais não digo.

Votos de resto de boa semana e de um fim-de-semana muito bem aproveitado, sem pressa e mesas lindas!

Bjs.

Sandra Martins

Raquel Alabaça disse...

Ás vezes é mesmo um martírio convencê-los a, já nem digo comer, mas pelo menos provar os legumes!
Aos meus olhos, a massa está muito apetitosa :-)

Lua disse...

Excelente ideia para uma refeição sem carne!
Bjs

Lua

Luisa Alexandra disse...

Adoro as refeições de massa, são sempre deliciosas!

Mar disse...

Resultam mesmo, os tais picadinhos:)
Linda, que ficou esta massa. Uma das minhas maneiras preferidas. A massa é tão substancial por si, que parece que basta queijo e legumes. Frutos secos, ocasionalmente.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Sandra:
Claro que me vou lembrando de si, e perguntei-me várias vezes se já teria experimentado a compota! Espero que já esteja tudo bem consigo. E que esses preparativos para o Natal sejam muito saborosos!

Mar,
Picadinhos assim são sempre saborosos. E é isso: queijo e nozes, por exemplo, e já está!

Às outras meninas,
É uma combinação deliciosa!

Babette