segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bolo Salgado de Chouriço e Legumes


Não me canso de repetir que os Bolos Salgados são uma óptima opção para uma entrada ou uma refeição leve de Verão. Já lhes tomei o jeito, e agora crio as minhas próprias variações em torno dos ingredientes disponíveis. Desta vez, cenouras e pimentos biológicos, a que se acrescentou um chouriço bem saboroso. O resultado foi uma espécie de bôla com legumes, que agradou a todos, sem excepção. Os ovos caseiros (obrigada querida Mar!...) ajudaram à cor ainda mais apelativa e a um sabor mais pronunciado. De repetir.


Ingredientes

220 gr de farinha
4 ovos
160 ml de leite
1/2 cebola
1 fio de azeite
1 cenoura
1/2 pimento verde
1/4 de um bom chouriço de carne e colorau
sal e pimenta
50 gr de queijo mozzarella ralado
1 colher de sopa de fermento

Preparação

Numa frigideira, refogar a cebola picada num pouco de azeite por uns minutos. Adicionar a cenoura, o pimento e o chouriço partidos em cubinhos pequeninos e deixar cozinhar por uns 5 a 10 minutos. Temperar com um pouco de sal e pimenta. Reservar. Numa taça, bater os ovos com o leite. Juntar a farinha peneirada, misturando bem. Adicionar então os legumes salteados e o queijo ralado. Temperar com mais um pouco de sal e pimenta. Juntar o fermento e envolver. Levar ao forno, pré-aquecido, a 180ºC, por 40 minutos. Servir morno ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!


6 comentários:

Graça disse...

Sem dúvida os bolos salgados são uma excelente opção. Já vim aqui tirar ideias para um que fiz com vários legumes.
Gosto muito deles no verão.

Su Delícia disse...

Ficou lindo!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Babette disse...

Graça e Susana:
Inícios surpreendentes, os que se conseguem com estes bolos ;)
Obrigada e um beijo!
Babette

Diogo Marques disse...

Realmente, é uma combinação e um bolo fora do vulgar, mas deve ser uma delicia completa! Adoro o contraste entre o doce e o salgado :)

Mar disse...

A "querida Mar" diz que não tens nada a agradecer:) Assim que me dão ovos, guardo alguns para ti. Tem dado para chegarem aí. Dentro de caixas e assim:)
Hoje vou fazer aquele meu bolo salgado de mascarpone e espinafres. Fica tão etéreo e aromático. São mesmo possibilidades sempre a explorar, estes bolos. Como entradas. Acompanhamentos. Ou prato principal de Verão. Com salada e vinho bem fresco:)

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Diogo:
Bolos salgados são sempre boas opções.

Mar:
Preciosos, os ovos que vieram daí em caixas bonitas. Comi os últimos hoje, ao jantar! São tão versáteis, estas propostas de início... O de mascarpone e espinafres foi experimentado no próprio dia do teu comentário. Às vezes são muito paciente... outras nem por isso, como percebeste ;)

Babette