sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Garoupa Assada em Crosta de Azeitona



Uma receita da tia L. Que eu repliquei para receber estes amigos queridos. Na peixaria, uma garoupa linda revelou-se irresistível, e por isso o prato principal desse jantar ficou imediatamente decidido. A combinação da azeitona com a garoupa ficou deliciosa.

Ingredientes

1 Garoupa de 1,650 Kg (que pedi para arranjar e cortar em postas para assar)
sumo de 1/2 limão
20 azeitonas gregas
1 colher de sopa de pão ralado
1 fio de azeite

Preparação


Lavar e limpar bem as postas de garoupa. Numa assadeira, colocar um fio de azeite e pousar as postas de garoupa. Regar com mais um pouco de azeite e com sumo de limão. Descaroçar as azeitonas. Num robot de cozinha, ou na picadora, triturar as azeitonas com o pão ralado e um fio de azeite até obter uma pasta de consistência uniforme. Para ajustar a textura da pasta, colocar mais pão ralado se se quiser engrossar, ou mais azeite se se pretender torná-la mais líquida. Barrar o peixe com essa pasta, abundantemente. Levar a forno pré-aquecido, a 180ºC, por 40 minutos ou até que o peixe se apresente cozido.

Bom Apetite!

8 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

Que aspecto maravilhoso :)
beijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

pimentinhas na cozinha disse...

olá amiga, adoro peixinho e realmente ao ver o seu pensei que estava queimad, mas realmente ao ver a receita vi que deve ter ficado delicioso, Beijinhos e bom fim de semana

Chef de Algibeira disse...

Pois que são 2 coisas que gosto muito, por isso a combinação deve ser muito boa.. :)
Bjs

Unknown disse...

receita curiosa. Gostei.
Beijinhos e bom fim de semana.

Babette disse...

É uma receita deliciosa, ainda que não seja muito fotogénica ;) Fartei-me de rir com o comentário da Conceição! As azeitonas gregas que utilizei são arroxeadas por fora e muito escuras por dentro, daí a cor...
Bom fim-de-semana para todos!
Babette

argas disse...

Fica anotada e com tanta azeitona boa caseira que tenho ali!

Mar disse...

À primeira vista, parece inusitada, a associação. Mas, como todas as coisas inusitadas, faz pensar. E sim. Deve ter ficado uma delícia. Gosto das duas coisas: de azeitonas gregas e de garoupa. Juntas, devem ficar mesmo bem.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Argas:
Aproveita, então!

Minha Mar:
Fica tão bem... O sabor suave da garoupa, a textura firme, e o sabor forte da azeitona, combinam, ainda que à primeira vista pareça que não. Um beijo.

Babette