segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Panquecas Integrais de Alfarroba



A alfarroba veio de Lagos pela mão da minha amiga... e tem sido usada em coisas bem especiais. Como estas panquecas, fofas e aromáticas, que agradam a miúdos e graúdos. Ficam deliciosas e ajudam a tornar um qualquer lanche de fim-de-semana num momento verdadeiramente reconfortante. Deixo à vossa consideração o acompanhamento certo. Para mim, é sempre café com leite, mel e nozes ou manteiga de amendoim. Mas ficam também bem a acompanhar um chá e servidas com fruta fresca, simplesmente polvilhadas com açúcar. 


Ingredientes (para 10 panquecas)

300 ml de leite
1 ovo
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
2 a 3 colheres de sopa bem cheias de farelo
2 colheres de sopa bem cheias de gérmen de trigo
2 colheres de sopa rasas de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação

Numa taça bater o leite com o ovo. Adicionar a farinha, o farelo, o gérmen de trigo, a alfarroba e o açúcar e envolver bem com um batedor de arames, para não ficarem grumos. Adicionar o fermento e envolver. Aquecer uma frigideira com um bocadinho de manteiga. Colocar uma colher de massa e deixar cozinhar por uns 2 minutos, até formar bolhinhas. Virar a panqueca e deixar cozinhar mais um pouco. Repetir o procedimentos até obter 10 belas panquecas fofas e muito especiais. Servir com o que for da sua preferência e comer de imediato ;)

Bom Apetite!



4 comentários:

Sunflower disse...

Adoro panquecas, e há tantas variantes e combinações possíveis! Esta parece-me uma maravilha!

Diogo Marques disse...

Adoro alfarroba, por isso iria adorar estas panquecas :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Mar disse...

Fico mesmo feliz por poder ver um reflexo da farinha de alfarroba que veio de Lagos, especialmente para ti. Exactamente por coisas destas. Não imaginei que a convertesses em panquecas. E isso torna tudo ainda mais bonito, de surpreendente.

Um beijo para ti.

Mar

Babette disse...

Sunflower e Diogo,
Tão saborosas! Experimentem!

Mar,
Sabia que sim. Que ias gostar de ver a tua alfarroba aplicada em coisas boas ;) Hei-de fazer destas panquecas para algum dos nossos lanches! Para ti, na versão apenas farinha de trigo branquinha e refinada + farinha de alfarroba, que sei que não vais muito nesta coisa das farinhas integrais ;)

Babette