quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Essencial


Não devia merecer honras de post, mas realmente a simplicidade e os bons ingredientes bastam só por si. Não há também muito mais a acrescentar. Dizer apenas que foi um almoço frugal. Que para além do Pão de Mirandela e da Salada de Tomate com Manjericão, Nozes e Balsâmico, houve Lascas de Queijo de Azeitão, Azeitonas bem temperadas, Paio de Porco Preto e, à sobremesa, uma talhada de um bom melão. Um almoço delicioso. E tão simples. Essencial.

Ingredientes

tomates biológicos bem maduros
flor de sal
azeite caseiro
um bom vinagre balsâmico, com alguma idade
miolo de noz

fatias de pão de Mirandela

Preparação

Temperar, com alguma antecedência, o tomate com a flor de sal. Num recipiente pequeno, emulsionar o azeite com o vinagre balsâmico, colocados em partes iguais, com uma vara de arames. Na hora de servir, temperar o tomate com o vinagrete e colocar as folhinhas de manjericão e as nozes moídas na altura. Servir com o que mais houver, como lascas de um bom queijo e um enchido de qualidade. 

Bom Apetite!



6 comentários:

Tulipa disse...

Que apetitoso;)

Unknown disse...

Simples mas bem gostoso e tão cheio de cor :)

Mar disse...

O essencial é bem mais complexo do que se pensa. Como eu gosto da frugalidade. O que significa que sim, que iria gostar muito deste almoço assim essencial com nostalgia de Verão.

Um beijo.

Mar

Ana disse...

Ah! O pão! Faria deste o pão de cada dia. E arranjava-lhe uma salada para companhia, só substituía o vermelho do tomate pelo verde da alface (para mim, pois, com grande pena minha, não gosto de tomate cru, para os meus homens estava perfeito).
devíamos permitir que a vida fosse mesmo assim: feita de coisas simples, bonitas e saborosas.
Um beijo
Ana

Unknown disse...

A simplicidade é um valor!

Babette disse...

Vânia, Tulipa e Marcia,
Obrigada!

Mar,
E que nostalgia! Estes dias têm sido tão inclementes. Cheios de chuva, vento e coisas que nos põem à prova. Saudades de almoços com melão à sobremesa!

Ana,
O pão!!! Partilho desse entusiasmo. Nada me sabe tão bem quanto pão com manteiga. E também gosto muito de alface. Uma inconfidência: não gosto nada das chamadas saladas mistas, apesar de gostar de tomate e de alface. No prato até posso misturar os dois sabores, mas prefiro sempre servir uma tacinha com alface e outra só com tomate ;)

Luís,
Às vezes é bem difícil a simplicidade!

Babette