quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Feijoada de Verão



Foi uma das receitas deste Verão. Uma feijoada mais leve, com os legumes da estação: cenouras, tomate, courgettes e pimentos. Ficou tão saborosa!... Uma forma de adaptar uma receita às circunstâncias dos dias quentes que já lá vão!...


Ingredientes

500 gr de feijão manteiga
2 cenouras
1 cebola 
1 dente de alho 
1 folha de louro
2 tomates maduros
1 pimento verde
1/2 courgette
azeite
sal, piri-piri e noz-moscada
1/2 chouriço de carne

Preparação

De véspera, demolhar o feijão em bastante água. No dia seguinte, cozer o feijão com água e sal por 30 a 40 minutos, ou até estar bem cozido. Reservar, guardando a água de o cozer. Fazer um refogado com azeite, a cebola e o alho picados. Juntar a cenoura partida às meias luas e o tomate fresco, mexendo bem. Deixar tomar gosto por mais uns minutos. Juntar em seguida o pimento e a courgette aos cubinhos e refogar mais um pouco. Juntar um pouco de sal, piri-piri moído, a gosto, uma pitada de noz-moscada e a folha de louro. Adicionar um pouquinho da água de cozer o feijão e deixar cozer, tapado e em lume brando, até que os legumes estejam quase cozidos. Adicionar o feijão e a água de o cozer. Rectificar os temperos e deixar ferver por uns 5 minutos. 

Bom Apetite!




5 comentários:

Vera Ferraz disse...

Que bom! Adoro feijoada mas habitualmente só mato as saudades em casa da minha mãe. E essa fica sempre com outro gostinho!
Esta versão mais leve, não me vai fazer comparar com a dela e vai saber-me pela vida. Vou fazer de certeza!
Um beijinho e obrigada pela partilha!

Santa Gastronomia disse...

Babette: vim ver sua feijoada, pois aqui no Brasil esse prato é um ícone!
Nunca a fiz assim, só com legumes, mas até já vi alguém fazendo na tv.
Mais uma lembrança para que eu possa experimentar assim!

Bjus..

Tulipa disse...

Aqui está um prato com um otimo aspeto :-)

até apetece comer mesmo sendo ainda 5:30 da tarde!

Babette disse...

Vera,
Isso! Assumir que não fazemos as mesmas receitas das mães. Assim evitam-se as comparações, havendo lugar para novos registos. Comida de mãe é inigualável ;)

Santa Gastronomia,
Realmente! A bela da feijoada brasileira não tem comparação! Esta é uma versão bem ligeirinha, com os ingredientes de Verão.

Tulipa,
E é bom!... Às 17h30 eu estaria provavelmente a pensar no meu café com leite e um pãozinho a acompanhar ;) Mas gostei do elogio ;)

Beijo
Babette

Mar disse...

Aqui, isto é uma coisa de todo o ano. Especialmente quando tenho de fazer um jantar em poucos minutos.

Eles e eu gostamos muito do refogado de legumes meio mágico. Embora o meu filho passe sempre a parte dos bróculos que eu acrescento no final, para não ficarem feios.

Um beijo.

Mar