quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prelúdio



Gosto dos prelúdios. Dos momentos iniciais à mesa. Este começou com umas tostas informais de atum e um ceviche de tomate bem fresco. Debicados enquanto se servia o vinho e as conversas se iniciavam. Entretanto, a sopa veio à mesa. E percebi que as tostas de atum comidas ao mesmo tempo que a sopa quente era uma combinação especialmente feliz ;)

Creme de Legumes com Feijão Novo

Ingredientes

2 cebolas
3 cenouras
1 courgette
1 chávena de chá de feijão novo
1 pedaço de abóbora
1/2 couve coração
água
sal
azeite

Preparação

Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os vegetais, cobrir com a água necessária a cobrir todos os legumes e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica e temperar com sal e um fio de azeite. Servir a sopa bem quente.


Tostas de Atum Picante com Ceviche de Tomate

Ingredientes

Fatias de Pão de Mirandela (de véspera)
Paté de Atum Picante (Propeixe)
1 tomate picado
1 cebola pequena
sal
salsa
azeite
vinagre 

Preparação

Fatiar o pão e torrá-lo. Numa tacinha, picar uma cebolinha, um tomate e salsa. Temperar bem com sal, azeite e vinagre. Servir as tostas com o paté e o ceviche de tomate.

Bom Apetite!



4 comentários:

A Vida no Paraíso disse...

Olá Babette!
Também recebi um saco com feijão novo vindo da horta do meu pai, é tão bom não é?
Faz-me sempre lembrar que o Outono está à porta!
Adorei o ceviche de tomate! ;)
Beijinhos do Paraíso *.*

Babette disse...

Vida no Paraíso,
Nada a fazer quanto a isso... o Outono já entrou mesmo porta adentro! Este feijão é delicioso!!!
Babette

Mar disse...

Partilho desse culto:) Sou sempre a que se demora mais, nesse momento inicial. E não me importo minimamente. Mesmo nos almoços rápidos de dia de semana, o prato de sopa é associado a dois pratos pequeninos: um com fatias de pão e um outro com azeite e orégãos. O rapaz do sítio onde costumo almoçar já se apressa a trazer para a mesa os orégãos que dão aquele encanto ao azeite. Um dos detalhes pequeninos dos almoços flash em dias de trabalho.

Adoro a associação entre o tomate temperado e fatias de pão passadas pelo forno. Deve ter sido um bom início. É assim que se quer, não é?

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Mar,
Sei que sim... Esse teu ritual do azeite com orégãos é delicioso e muito especial. Assim todos os dias são dias bem vividos. Melhor que consigas dar atenção a estes prelúdios. Gosto que assim seja(s).

E sim, foi muito boa esta associação de ingredientes. Com a sopa pelo meio e tudo ;)

Babette