sexta-feira, 13 de junho de 2014

Gratinado de Pescada




Um gratinado muito suave para um destes jantares. Uma forma de esconder os legumes aos mais pequenos e de ter uma refeição saborosa à mesa. Adorei esta versão e mais ainda o facto de esta ser uma base que permite muitas variações. Vou testar em breve com bacalhau, espinafres e talvez umas batatinhas para uma versão mais compostinha ;)...

Ingredientes

4 medalhões de pescada
1 cebola
1 cenoura
1 courgette
azeite
sal
pimenta
vinho branco

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa bem cheia de farinha
500 ml de leite magro
sal
noz-moscada
sumo de limão

queijo mozzarella para gratinar

Preparação 

Num tachinho, refogar uma cebola picada com um pouco de azeite por uns minutos. Adicionar depois a cenoura ralada e envolver bem. Juntar a courgette também ralada e mexer bem. Pousar os medalhões de pescada sobre os legumes, temperar com um pouco de sal grosso, de pimenta e regar com meio copo de vinho branco. Reduzir a temperatura e deixar cozinhar por uns 20 minutos. Enquanto isso, preparar o molho béchamel. Num outro tachinho, deixar derreter a manteiga e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar o leite (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar, deixar o molho ferver uns minutos até engrossar. Fora do lume temperar com sal, noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. 

Num pirex de ir ao forno, colocar o recheio de peixe e, por cima, o molho béchamel. Polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 20 minutos, até estar dourado.

Bom Apetite!



3 comentários:

Maria disse...

Tem mesmo bom aspecto, esta é daquelas que é mesmo para fazer!

Mar disse...

Este gratinado tem muitas coisas especiais. E isso torna-o ainda mais especial. Os significados das coisas fazem com que seja assim.
Num registo menos encríptico: way to go, Babette:)
E sim, uma óptima maneira de toda a gente comer legumes. Com o meu filho acontece assim. A parte boa é que a nossa inventividade ganha mais flexibilidade:)

Um beijo de bom fim-de-semana.
Mar

Babette disse...

Maria,
Vale a pena!

Mar,
Foi sim senhora ;) Tu sabes... e o meninos deixaram-se convencer por esta combinação suave com sabores escondidos.
Um beijo!

Babette