terça-feira, 19 de junho de 2012
Feijão com Chouriço
As minhas versões de feijoada são praticamente vegetarianas. Umas rodelas de chouriço ou de salpicão chegam para dar o toque guloso à refeição. Tudo o resto vem da terra. Biológico e cheio de sabor. Basta por si. A receita é simples, para que todos os ingredientes sobressaiam...
Ingredientes
1 saquinho de feijão branco (usei este, do meu cabaz Prove)
3 folhas de couve sabóia
3 couves pack-choi
1 cenoura grande
1 cebola nova
1 dente de alho
1 folha de louro
polpa de tomate
azeite
sal e noz-moscada
umas rodelas de um bom chouriço (usei Casa da Prisca)
Preparação
De véspera, demolhar o feijão em bastante água. No dia seguinte, cozer o feijão com água e sal por 30 a 40 minutos, ou até estar bem cozido. Reservar, guardando a água de o cozer. Fazer um refogado com azeite, a cebola e o alho picados. Juntar a cenoura partida às meias luas e as rodelas de chouriço. Ao fim de uns minutos adicionar a polpa de tomate e mexer bem. Deixar tomar gosto por mais uns minutos. Juntar em seguida a couve sabóia cegada e refogar por uns 5 minutos. Juntar então as folhas inteiras da couve pack-choi, dando um pequeno golpe nos talos (para que fiquem mais tenros), um pouco de sal, uma pitada de noz-moscada e a folha de louro. Cozer, tapado e em lume brando, por 30 minuto ou até que as couves se apresentem bem cozidas. Adicionar o feijão com a própria água e deixar ferver por mais uns 5 minutos. Rectificar os temperos, se necessário.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
A minha feijoada também leva só chouriço, de enchidos, é o suficiente. A sua é uma ótima versão e bastante saudável, com produtos biológicos!
O aspecto maravilhoso desse feijão faz mesmo colocar a questão do porquê de usar mais carnes ou enchidos num prato deste tipo, sendo mais que certo que pouca falta fazem, na presença de tantos legumes saborosos e ainda por cima biológicos. Adoro pack choi, mas nunca as usei na feijoada, é certo, associo mais à comida oriental... Mas é mesmo por estas ideias originais que gosto de andar por aqui ;)
Bom dia Babette. Pois as minhas feijoadas são assim como as tuas. Quando era mais pequena a minha obrigava-me a comer a típica feijoada transmontana... cheia de carnes gordas e magras, blhc, não gosta nada. Entrava a toque de choro e ficava com o estômago embrulhado. Com couves é a minha perdição, e, também costumo colocar batata doce, fica muito boa com o sabor dos enchidos.
Estive ausente uns dias, e pasava pelos meus blogs preferidos rapidamente e não deixava comnentário, mas nunca vos esqueço.
Esta sua receita deve ter ficado delicioa. bjs.
Gosto muito destas comidas. Sempre gostei, e agora cozinho-as. Experimento a simplicidade de um cozido. Feijões com couves, comida de antigamente. Tenho muito gosto em juntar as couves, os feijões, as cenouras, as cebolas. E algumas carnes, mais magras e uma chouriça do Florindo (o talho daqui:))Linda a da Babette, de simples, no prato branco.
Beijinhos de uma semana boa !
que delicia e muito mais saudavel.....bjs e boasemana
bem esse choriço hummm ficou um pratinho mt a meu gosto gostei mt bjs
Olá!!!
Já provei feijoada com vegetais e fica muito bom.Aqui, no Brasi,tem um Estado que é famoso pela feijoada com vegetais -é Sergipe!
Coincidentemente, postei um "feijão branco" com paio bem delicioso ! Dê uma passadinha no blog e delicie-se!! Bjs, Dy.
Sou muito dada às leguminosas embora não seja dada a todos os chouriços :) Gosto de tudo que é variação feita com feijões ou grão.
Ainda há uns dias fiz uma coisa deste género. Tinha muitos legumes frescos e tu sabes, o meu índio adora feijões:) Misturei tudo e ficou parecido com este teu prato. E ocorreu-me que da próxima vez que estivermos juntas te levo uns enchidos caseiros do meu talho de cidade pequena:)
Um beijo.
Mar
Graça:
Ficam tão bem, assim... não precisam de mais nada!
Cristina:
Obrigada!... E eu gosto muito de andar ali pelo ovo estrelado...
Saborescomhistoria:
Hei-de experimentar a batata doce, então. Também nunca gostei muito da sobrecarga de proteínas da tradicional feijoada. E metade das coisas nem sei como se chamam!
Conceição e Elizabete:
Beijos!
Pipinha:
Cada vez mais a ode à simplicidade e aos sabores genuínos. Esses enchidos do Florindo deixaram-me curiosa...
BV
Vou lá espreitar...
Isa e R.:
Bem mais saudável e cheia de sabor.
Diana:
Que facto curioso... mais as coincidências do blog!
Ameixinha:
A quantidade de chouriço é tão pequena que nem chegava para embirrares...
Mar:
Mais uma convergência. E o meu D. também adora feijão! Esses enchidos de que falas devem ser uma delícia. Que bom quereres partilhá-los comigo. Quando gosto de uma coisa também me lembro de ti...
Babette
Enviar um comentário