quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Arroz de Garoupa



Das compras de sábado, peixe fresquíssimo e um molho de coentros. Na cozinha, tomates maduros à espera de serem usados em saladas e num arroz "malandro", porque não? Arroz de garoupa!

Ingredientes

3 postas de garoupa
1 cebola
1 folha de louro
azeite
1 tomate coração de boi
6 colheres de sopa de polpa de tomate
1 piripiri
1 chávena almoçadeira de arroz
3 chávenas almoçadeiras de água de cozer a garoupa
sal
coentros

Preparação

Cozer as postas de garoupa em água e sal, por 15 a 17 minutos. Retirar o peixe e reservar o caldo da cozedura. Limpar as postas de peles e espinhas e lascar em pedaços grandes. Num tacho largo, refogar a cebola num fio de azeite. Juntar de seguidaa folha de louro, o tomate partido em cubinhos e a polpa de tomate. Mexer bem. Deixar cozinhar um pouco e juntar depois a água de cozer o peixe. Adicionar o piripiri esmagado com um pouco de sal. Provar e, se necessário, rectificar os temperos. Quando levantar fervura, adicionar o arroz e mexer. Baixar o lume e deixar cozinhar por uns 13 minutos. Um ou dois minutos antes, juntar as lascas de peixe e polvilhar abundantemente com coentros picados. Descansar por 1 ou 2 minutos e servir de imediato, enquanto estiver bem caldoso.

Bom Apetite!



6 comentários:

Ricardo Tiago disse...

que delícia.
bjinhos

foodwithameaning disse...

Um arroz marítimo como gosto. A garoupa é um dos meus peixes favoritos. Deve ter ficado sublime, a avaliar pela apresentação.
Um abraço.
Patrícia

Susana Machado disse...

Uma verdadeira delícia!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Mar disse...

Peixe fresco + coentros + tomate dá nisto:) A garoupa é um daqueles peixes que parece ter sido feito para arroz deste género. Firme e saborosa. Peixe de águas atlânticas. Temos muita sorte, enquanto país. Temos peixes destes. E muitos outros, felizmente. A isto, junta-se o nosso arroz. E resulta mesmo bem:)

Um beijo.

Mar

Luciana Leal disse...

Oi, li alguns posts do seu blog e achei muito interessante,com certeza você tem potencial, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, sei que será um grande blog pois o faz ser de fácil entendimento e o conteúdo é gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu. Esta é uma mensagem que só estou deixando nos blogs que entro, conheço um pouco e realmente gosto.....bjinhos!

Belocas disse...

Mesmo como eu gosto!
Bjs