A abundância de feijão verde obrigou à criatividade. Depois de sopas, cremes e muito feijão verde cozido, era obrigatório variar. Pesquisas nos livros de cozinha tradicional portuguesa revelaram que é habitual em certas regiões servir feijão verde salteado com tomate e chouriço. E que bem que ficou! Acompanhado por umas lascas de queijo da Ilha e umas fatias de pão caseiro foi o nosso jantar de um destes dias que ainda são de Verão.
Ingredientes
300gr de feijão verde
1 tomate coração de boi
2 dentes de alho
1/2 chouriço de carne partido às rodelas
azeite
sal e pimenta
Preparação:
Lavar e arranjar o feijão verde. Se necessário, retirar o fio e cortar depois ao meio no sentido longitudinal. Numa frigideira colocar um fio de azeite e acrescentar os dentes de alho grosseiramente picados. Acrescentar depois o tomate partido em cubinhos e as rodelas de chouriço. Misturar bem, reduzir o lume e tapar a frigideira com uma tampa, para que o tomate cozinhe por uns minutos. Juntar de seguida o feijão verde e temperar com sal e pimenta. Envolver bem o feijão verde no tomate e tapar novamente a frigideira deixando cozinhar em lume brando por uns 20 a 25 minutos ou até que o feijão verde esteja bem cozido.
Bom Apetite!
Mui to bonito !
ResponderEliminarFicam duas sugestões cá de casa:
- Feijão com cogumelos e bacom;(bacom na sertã + cogumelos e dp o feijão verde já cozido)
- Esparegado de feijão verde;
Parabéns pelo blog, muito sereno
Testada e aprovada hoje ao almoço!
ResponderEliminarIsabel:
ResponderEliminarDicas anotadas ;) Vou experimentar.
Obrigada!
Verónica:
Obrigada ;)
Graça:
Que bom que agradou.
Babette
Parece uma daquelas coisas de mãe, esta ideia para o feijão verde. E deve ser bem saciante. Do género de nos fazer bem, depois de dias maus.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Susana:
ResponderEliminarÉ realmente bom ;ª)
Mar:
Sim, fica bom e saciante. O tomate com o chouriço são essenciais, aqui. Fazem brilhar o feijão verde.
Babette