segunda-feira, 12 de maio de 2014

Salada de Batata Doce e Cogumelos



Foi mais uma das combinações felizes. Uns cogumelos perdidos no frigorífico e uma vontade louca de comer batata doce. Ficou uma salada leve, apetitosa, que fez começar um dos jantares do fim-de-semana. Da sala, vinham acordes da música que nos tem acompanhado por estes dias. Na mesa, repousava já um bom vinho tinto. Lá fora, sentia-se a presença dos dias mais longos. Tomei consciência da felicidade de todas essas pequenas coisas e saboreei mais um pouco da vida...

Ingredientes

6 cogumelos de Paris
1 batata doce
azeite
sal
1 punhado de salsa

Preparação

Lavar bem, descascar e levar a cozer a batata doce num pouco de água temperada de sal, por uns 15 minutos.Escoar e reservar. Numa frigideira, saltear os cogumelos num fio de azeite por uns 10 minutos. Partir a batata em pedaços e juntar aos cogumelos. Envolver bem, deixando saltear por mais uns 2 minutos. Polvilhar com muita salsa picada e ser feliz ;)

Bom Apetite!




7 comentários:

  1. Olá Babette,

    Batata doce é algo que eu associo a Inverno.

    Mas, a salada em si parece-me bem. Utilizando batata branca em vez da batata doce.

    Por aqui tem estado um calor tal que todas as sugestões para refeições mais práticas e mais frescas são bem vindas!

    Ontem fiz o caril de gambas com manga. Nunca pensei que o meu marido gostasse tanto!

    AAAAAAAprovadissimo!

    Um beijo do Sul,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  2. Olá Babette:

    Há algum tempo que sigo este blogue (descobri-o através do da Mar, onde já deixei alguns testemunhos), mas nunca fiz nenhum comentário. Algum pudor da minha parte, confesso. Gosto muito das fotografias e algumas receitas têm sido muito inspiradoras.
    Cresci no Porto e moro agora em Leça da Palmeira, junto a um farol... Não nos conhecemos pessoalmente (acho!) mas sinto que temos afinidades: não são concretas ou palpáveis, mas posso intui-las na maneira como escreve, nos gostos pessoais que revela e na sensibilidade que transparece no blogue. E há, evidentemente, referências comuns a quem cresceu na mesma cidade...

    Descobri a batata doce há pouco tempo, mas fiquei cliente. Tenho de experimentar essa salada, saborosa de certeza para dias mais estivais. Mas a batata doce que usa na sua salada é de cor laranja. Toda a que adquiri até agora é de um amarelo pálido. Há diferenças? É algum tipo especial?

    Um abraço de uma leitora e 'vizinha' da beira-mar, hoje marcada pela nortada forte e fresca...

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Adoro cogumelos e a batata doce é deliciosa.

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra ;)
    Fico tão feliz por saber que o caril de gambas com manga fez sucesso! Mesmo bom, ir colhendo feed-back! Um beijo para o Sul!!!

    Olá Marta envergonhada ;)
    Que bom sabê-la leitora desta modesta Festa ;) As afinidades são muitas vezes essas coincidências de percursos e de gostos. E uma qualquer intuição a comandar ;) A batata doce só entrou na minha vida este Inverno, através do cabaz da minha D.ª Alda (www.prove.com). Mas há dias estive no Funchal e comi essa batata doce mais pálida. Acho que de sabor e textura não se notam grandes diferenças. Talvez esta alaranjada seja um nadinha mais doce (o que para mim, tanto melhor ;))
    Um beijo para o "nosso" farol. Com a nortada habitual chegará mais depressa ;)

    Viagem doce,
    Os dois juntos são uma tentação!

    Babette

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette:

    Estes bocadinhos fazem-nos tão bem. Os inícios de refeição são-me tão especiais. Especialmente aqueles que são de ir comendo à medida que vou fazendo as outras coisas e a partilhar o meu copo com o Vasco. Um daqueles hábitos quotidianos.
    Já comentei contigo que adoro batata doce frita. E o meu filho também. O Vasco nem tanto.
    Gostei desta entrada a pensar em dias felizes:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Sei que gostas desses inícios mesmo antes de sentar. E penso que ias aprovar esta combinação. Os cogumelos cortam o adocicado da batata. Eu estou rendida ;) E é tão bom pensar em dias felizes! Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Sei que gostas desses inícios mesmo antes de sentar. E penso que ias aprovar esta combinação. Os cogumelos cortam o adocicado da batata. Eu estou rendida ;) E é tão bom pensar em dias felizes! Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar