segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Doce de Ameixa Rainha Cláudia com Cardamomo
Estou, aos poucos, a guardar o Verão em frascos de vidro. Doce de Tomate, Doce de Pêssego, Doce de Ameixa. A fruta do tempo quente guardada para quando os dias de frio nos pedirem mantas, chá, e bolo de iogurte barrado com um pouco de um doce a saber aVerão...
Ingredientes
500 gr de Ameixas Rainha Cláudia (peso das ameixas já descascadas e descaroçadas)
250 gr de açúcar
alguns caroços
6 sementes de cardamomo esmagadas
1 gole de Vinho do Porto
Preparação
Colocar num tacho as ameixas partidas em pedaços pequenos e envolver no açúcar. Deixar a macerar por 1 hora. Entretanto, colocar numa rede alguns caroços e 6 sementes de cardamomo previamente abertas e esmagadas. Colocar no tacho com a fruta e o açúcar e deixar ferver até obter o ponto estrada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 20 a 25 minutos (os caroços são uma fonte natural de pectina, pelo que a sua utilização vai acelerar a obtenção do ponto certo). Retirar do lume e adicionar 1 bom gole de Vinho do Porto. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.
Bom Apetite!
Este ano ando preguiçosa. Não tenho feito as minhas conservas de verão, como de costume. Apenas doce de amora. Tenho de ver se ainda vou a tempo de guardar uns bocadinhos de verão em frascos :) Talvez faça conserva de figo. Gostei muito do teu doce. Cardamomo é das minhas especiarias preferidas.
ResponderEliminarUm beijo de boa semana,
Ilídia
Vais a tempo certamente ;) Esta minha vida de formiguinha também é recente, depois de uns dias (semanas) em que não me apetecia nada cozinhar...
ResponderEliminarUma boa semana!
Parece que o Outono vai chegar em breve...
Babette
É mesmo disso que se trata: guardar o Verão e fragmentos da sua abundância. As ameixas, os figos, as uvas, o tomate. E sim, lá mais para a frente, num Domingo frio, bolo de iogurte com doce de ameixas e uma especiaria há-de saber mesmo a conforto. Assim seja.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
PS: Tu cortas no açúcar, amiga saudável:)
Mar,
ResponderEliminarCorto, sim ;) Mas olha que está bem docinho! Os caroços também ajudam a obter o ponto certo. Não se preserverá certamente por muitos, muitos meses, mas ao ritmo dos pequenos-almoços e lanches cá de casa, esse não será o problema!
Babette