Foi o acompanhamento destes filetes de bacalhau. Mas valerá também só por si, já que se trata de um risotto de sabor intenso e perfumado. Um risotto ideal para dias de Primavera. Cremoso na medida certa. E feito com muito amor para um domingo em família.
Ingredientes
1 copo pequenos de arroz para risotto (arbório ou carnaroli)
1 molho de espargos verdes
1 dente de alho
1 chalota
manteiga (3 colheres de chá)
azeite
água de cozer os espargos (cerca de 1/2 litro)
1 copo de um bom vinho branco
Queijo da Iha ou Parmesão ralado
Preparação
Lavar os espargos cuidadosamente. Retirar a cada um a parte mais grossa do talo (cerca de 2 dedos). Com um descascador de legumes, retirar a parte mais fibrosa de cada espargo (incluindo do talo que se aparou). Num tacho largo e baixo colocar os espargos um a um mantendo-os afastados uns dos outros. Depois de ocupar a base do tacho, colocar uma segunda andada de espargos, no sentido perpendicular, formando uma quadrícula. Proceder assim sucessivamente até terminarem. Colocar um pouco de água, apenas o necessário para os cobrir, e temperar com um pouco de sal. Cozem por 8. Retirá-los, um a um, com uma pinça, de forma a não quebrar nenhum. Guardar a água de cozedura. Partir os espargos em pedaços separando as pontas (mais frágeis) para o final. Num tacho largo, colocar o alho picado e a chalota também picada, um fio de azeite e duas colheres de chá de manteiga. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, a água de cozer os espargos, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Adicionar, a meio do processo de cozedura, os espargos (com a excepção das pontas). Continuar a juntar o caldo até que acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 a 25 minutos). Já fora do lume, juntar as pontas dos espargos, uma colher de sobremesa de manteiga, o queijo e envolver bem. Deixar tapado por uns 3 minutos antes de servir.
Bom Apetite!
Gosto imenso!
ResponderEliminarBem saboroso! Adoro a cremosidade do risotto!
ResponderEliminarAdorei, tem um aspeto muito bom.
ResponderEliminarBjs
Adoro espargos e ando mesmo a pensar num risotto! Soube-me bem passar por cá e ver o teu :) Da estação.
ResponderEliminarUm beijinho.
Hummmm,
ResponderEliminarApesar de ir para a terra da paella, não troco nada por esta sugestão...
Bjs
Adoro espargos :D No risotto então, deliro :D Que delícia de sugestão :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de dia :)
Luísa e Raquel:
ResponderEliminarDe facto estava muito saboroso!
Lurdes e Ginja:
Experimentem!
Anónimo:
Paella também é bem bom;)
Joana:
Então és como eu: também adoro espargos e risotto!
Babette
Ontem à noite foi assim. Risotto. Para uns convidados que nos aconteceram por acaso. Com vinho tinto e os espargos daquela maneira tostada, com pedacinhos de abóbora. Estes domínios são assim. Comida feita com amor. Dedicada e atenta. Como aconteceu nesse dia de que falas.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Já falamos sobre esse risotto de que falas. Ainda ontem comi um em Lisboa. Mas sabes que mais? Nenhum é assim tão bom quanto os teus ou os do Zé...
ResponderEliminarBabette
Já falamos sobre esse risotto de que falas. Ainda ontem comi um em Lisboa. Mas sabes que mais? Nenhum é assim tão bom quanto os teus ou os do Zé...
ResponderEliminarBabette