terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Arroz de Grelos




O mote deste almoço tinha sido dado por este arroz de grelos. Havia que encontrar o acompanhamento ideal, e pareceu-me bem optar por uns pastéis de carne que vieram directamente de Chaves, pelas mãos de uns primos da minha mãe. Uma refeição simples e deliciosa para um fim-de-semana de Inverno...

Ingredientes

1 molho de grelos
2 chávenas de chá da água de cozer os grelos
noz-moscada
1 cebola
1 fio de azeite
1 chávena de chá de arroz agulha

Preparação

Arranjar e lavar bem os grelos. Cozê-los em pouca água com sal, por 15 minutos. Escorrer os grelos, guardando a água da cozedura. Num tachinho, refogar uma cebolinha com um fio de azeite. Quando esta ficar translúcida, juntar duas chávenas da água de cozer os grelos. Rectificar os temperos com um pouquinho de noz-moscada. Quando ferver, introduzir os grelos cozidos e o arroz. Mexer bem, tapar, e baixar o lume. Coze por 13 minutos.

Bom Apetite!



7 comentários:

  1. Mas que belo arroz! E os pastéis estão com um ar mesmo apetitoso...
    Helena

    ResponderEliminar
  2. Também adoro arroz de grelos. É comida de Inverno ;)
    Lara

    ResponderEliminar
  3. Helena e Lara:
    Também é um prato que associo ao frio. E este estava particularmente delicioso!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. O tal arroz que tinha muito para contar. Só podia ser o mote. No fundo, é como se tudo o mais fosse o acompanhamento, dada a história. Assim, teve honras de personagem principal. As minhas versões deste arroz são ao gosto do Vasco. Caldosas. Hei-de tentar esta hipótese. A ver se ele gosta:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: Saudades de Pastéis de Chaves. Não como há anos, agora que penso nisso.

    ResponderEliminar
  5. Mar:
    Nada ligeiro, este mote... Mas feliz por poder realizá-lo;)
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Que refeição boa ! Das que satisfazem e cumprem. Um arroz de época com pastéis de Chaves, de que gosto muito ! Simples ! De vez em quando aqui conseguimos comer uns mesmo bons, que não são de Chaves, mas do Café Central em Vouzela. Não há sempre e não há aviso. Aparecem na montra, mais aos domingos! Uma montra para conheceres, querida Babette, e para a Mar matar as saudades dos ditos ;)

    Beijinhos da Pipinha

    ResponderEliminar