quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pão com Sementes de Papoila e Girassol


O mês de Setembro trouxe (de novo e ao fim de uns anos) à nossa cozinha uma máquina de fazer pão. Pessoalmente, considero uma excelente ajudante, e permite-nos variar receitas e testar diferentes massas obtendo-se sempre pães saborosos e de qualidade. Mais ainda, controlamos os ingredientes utilizados, e sabemos o que comemos!... Os pequenos-almoços e os lanches têm sido, por isso, o palco das experiências. No domingo do lanche dos compadres, a escolha recaíu sobre um pão com sementes de papoila e girassol. Ficou crocante, leve e saboroso. E já teve direito a bis.

Ingredientes

Para um pão de 750 gr
300 ml de água
1,5 colheres de sobremesa de azeite
450 gr de farinha sem fermento T65
4 colheres de chá de leite em pó magro
1,5 colheres de chá de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de chá de sementes de papoila
2 colheres de chá de sementes de linhaça
1,5 colheres de chá de fermento de padeiro desidratado
6 colheres de chá de sementes de girassol

Preparação

Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).

À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento e o azeite. Fazer um vulcão com a farinha, o açúcar, o sal e o leite em pó e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Adicionar as sementes e voltar a amassar, até que fiquem devidamente incorporadas. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!


10 comentários:

  1. Olá Babette,
    Vou levar a tua receita comigo, mas tenho uma dúvida, não leva fermento?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ola Rachel. Sim, leva daquele fermento de padeiro em po, tipo fermipan. As indicações estão na receita! Beijo. Babette

    ResponderEliminar
  4. UM PÃO BEM AO MEU GOSTO, ADORO SEMENTES.
    LEVO A RECEITA.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Huuuum, me deu água na boca! depois passa la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Adoro o toque das sementes de papoila! Ficam tão crocantes :)

    ResponderEliminar
  7. Esta é uma das poucas máquinas que ponderei comprar. Já sabes que sou um bocadinho avessa a depender de equipamentos para fazer comida. O essencial e basta. Mas já parei várias vezes a pensar que esta sim. Para fazer pão sem complicações.
    Talvez agora, com as reformulações da minha cozinha que tem seguramente uns 300 anos:) Já está em curso. Depois conto, quando falarmos. A tua receita ficará então reservada para essa altura, se eu tiver coragem para avançar mesmo:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelos comentários simpáticos à panificadora ;)

    Mar:
    Esta sim. Vale a pena. Já fiz uns brioches e um pão cítrico com avelãs que ficaram divinais. Depois dou-te a referência da minha. E faço uma demonstração pq há uma ordem na colocação dos ingredientes.

    Babette

    ResponderEliminar
  9. Adoramos este pão e estamos seriamente a pensar em comprar uma máquina. Assim vale a pena engordar ;)

    ResponderEliminar