Nunca tinha experimentado uma versão de lasanha com salmão. Um dia de férias com tempo facilitou a tarefa. Ficou saborosíssima! Uma versão diferente para degustar com um bom e fresco vinho verde.
Ingredientes
4 placas de massa fresca de lasanha
2 lombos de salmão
1 molho de espinafresqueijo ralado para gratinar
30 gr de margarina
1,5 colheres de sopa de farinha
250 ml de caldo de peixe
250 ml de leite
noz-moscada
sumo de limão
Preparação
Recheio: Cozer os espinafres por 15 minutos, retirar o excesso de água e reservar. Cozer os lombos de salmão em água com um pouco de sal por 10 minutos. Lascar o peixe e guardar a água da cozedura.
Molho Béchamel: Num tachinho, deixar derreter a margarina e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar o caldo de peixe (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar o caldo, juntar o leite, também em fio e mexendo sempre. Quando terminar o leite, deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. Rectificar o sal, se for necessário.
Untar uma assadeira com margarina e colocar uma primeira camada de lasanha, depois um pouco do recheio de espinafres, outra placa de lasanha, um pouco do molho béchamel, um pouco do salmão lascado, outra placa de lasanha. Repetir o processo, terminando com uma camada de lasanha. Cobrir a lasanha com o restante molho béchamel e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25 minutos, até estar dourada.
Bom Apetite!
Realmente uma versão de lasanha diferente e com óptimo aspecto...
ResponderEliminarEu nunca fiz lasanha... mas este teu artigo fez-me pensar mudar essa situação.
Beijinhos
P.S. Obrigada por teres enviado um sms para felicitar o meu 3 palmos, apesar de nao ter sido bem sucedido. Para descobrires um pouco como foram os festejos, espreita o meu blog.
Acho que vou fazer esta receita em breve! Fiquei curiosissima! Obrigado pel partilha!
ResponderEliminarTurista:
ResponderEliminarExperimenta, que vais gostar...
Fiquei feliz com a reportagem da festa do teu (agora promovido) a 3 palmos!
Pedra de Sal:
Espero que corresponda à curiosidade;)
Babette
Querida amiga, tenho passado por qui , embora não tenha deixado comentários.
ResponderEliminarAndo um pouco ausente do meu blog por andar adoentada, espero recuperar rápido. Adorei essa sua receita,tenho que experimenta-la, deve ter ficado uma delícia.
bjs
Lasanha sim. Salmão não:) Uma dissonância, pelos vistos. A culpada foi a minha mãe. Ou melhor, o meu pai. Por ele gostar muito, uma vez por semana tinha de haver salmão. Acabei por deixar de gostar e pronto. E então, tirava o salmão à tua lasanha e mantinha tudo o mais:)
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Não é nada dissonância. Só consigo o salmão muito de vez em quando... pelos mesmos motivos que tu. Abusaram e gastaram os sabores. Pior que o salmão só a truta! Houve uma altura em que era mesmo todas as semanas. O salmão devia ser de 15 em 15 dias...
ResponderEliminarBeijo
Babette