Um prato muito saboroso, este. De Inverno, que aconchega e conforta. Uma maneira diferente de comer lombinhos de porco, que ficará tanto melhor quanto a qualidade das alheiras utilizadas. Para repetir em breve, de tão bom que ficou...
Ingredientes
1 lombinho de porco com cerca de 500 gr
sal
pimenta
1 dente de alho
noz-moscada
1 folha de louro
massa de pimentão
vinho branco
tomilho
azeite
1 cebola às rodelas
2 alheiras médias (caseiras)
pão ralado, q.b.
batatinhas q.b.
flor de sal
azeite
salsa
Preparação
Cerca de 2 horas antes de cozinhar o lombinho, temperá-lo com um pouco de sal, pimenta, 1 alho picado, noz-moscada, 1 folha de louro, 1 colher de chá de massa de pimentão, um gole de vinho branco e tomilho picado. Deixar tomar gosto. Num tacho largo, colocar um fio de azeite e uma cebola partida às rodelas. Colocar o lombinho sobre essa cama de cebola e levar a cozinhar, em lume brando, por cerca de 40 a 45 minutos. Virar a carne a meio do tempo, para cozinhar uniformemente. Se necessário, ir juntando um pouco de vinho branco misturado com água, para que a carne fique sempre com molho. Retirar o lombinho e deixar arrefecer. Tirar a pele às alheiras e esmagar bem com um garfo. Com a ajuda de um pouco de pão ralado, colocar as alheiras sobre o lombinho, moldando -as sob a forma de uma crosta homogénea e uniforme. Utilizar mais um pouco de pão ralado para ajudar a moldar bem o lombinho, pressionando com as mãos ao seu redor. Entretanto, cozer as batatinhas em água (sem sal) por uns 10 minutos. Escorrer. Colocar o lombinho na assadeira e, ao redor, as batatinhas. Colocar um pouco de flor de sal nas batatinhas, salsa picada e um fio de azeite. Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por 30 a 40 minutos, até que a crosta de alheira fique bem tostada. Acompanhar com as batatinhas assadas, esparregado de espinafre e cenourinhas à algarvia.
Bom Apetite!
imagem antes de ir ao forno
Babette,
ResponderEliminarUm encanto de sugestão!
Bravo...
O Vasco acabou de me pedir para fazer:) Queres melhor argumento? Nestes domínios, acabo por fazer tudo o que ele quer. Nos outros, nem por isso:) Uma parte da piada está (também) aí, não é?
ResponderEliminarAs fotografias dão vontade de comer:)
Um beijo de boa semana!
Mar
O tal lombo :) Tenho de o fazer para o meu marido! Pelos vistos os homens todos o cobiçam ;) Um prato masculino, este lombo.
ResponderEliminarUm beijo,
Ilídia
Mar e Ilídia,
ResponderEliminarUm pouco masculino, este prato saboroso ;) Concordo. Forte nos sabores mas muito tentador ;)
Babette
Cá em casa apreciamos o Lombinho Assado no forno, mas esta receita torna-o num prato de grande requinte, além de muito saboroso. O difícil é encontrar as Alheiras caseiras aqui em Lisboa e arredores!
ResponderEliminarMas logo que consiga, quero experimentar. Obrigada por partilhares. Bjs. Bombom
Bombom,
ResponderEliminarUm lombinho com roupa de festa, isso mesmo. Sei que a minha tia de Lisboa gostava de comprar as alheiras na Manteigaria Silva. Não sendo iguais às da sua terra (Mirandela!), eram aproximações bastante honestas ;)
Babette
Este foi o almoço, de domingo, lá em casa.
ResponderEliminarJá perdi a conta das receitas que já fiz deste blog, acho que ainda nenhuma me desiludiu.
Muito obrigada Babette
Deliciosa sugestão que deve ficar muito bem com as minhas alheiras caseirinhas :)
ResponderEliminar